COVID 19 : Cariri precisa passar por medidas mais rígidas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Plataforma IntegraSus indica redução de caos de contaminação do novo coronavírus na região, mas Secretaria da Saúde informa alta taxa de positividade de exames para detecção do vírus (Foto: Anderson Duarte)
Plataforma IntegraSus indica redução de caos de contaminação do novo coronavírus na região, mas Secretaria da Saúde informa alta taxa de positividade de exames para detecção do vírus (Foto: Anderson Duarte)

Com o acúmulo de 2.313 óbitos desde o início da pandemia em 2020, a Região do Cariri precisará atravessar um período de medidas ainda mais restritivas. Em momento de reabertura das atividades econômicas em Fortaleza e Sobral, ainda não se pode falar em “avanços na flexibilização” na região onde nasceu Padre Cícero.

Na manhã deste sábado, 22, o governador Camilo Santana realizou uma transmissão ao vivo ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, para anunciar a extensão do decreto estadual de combate à Covid-19. A prorrogação é válida por mais uma semana, mas com fases diferentes pelo Estado.

Nas macrorregiões da Grande Fortaleza e Região Norte/Sobral, continuam mantidas as regras do último decreto, baixado em 14 de maio. Nele, está autorizado o funcionamento de comércios de rua, restaurantes e shoppings em horário ampliado e com capacidade de até 50%.

Atividades físicas em clubes e academias, aulas práticas no ensino superior e atividades extracurriculares das escolas também estão permitidas. Lembrando que o toque de recolher continua valendo das 22 horas às 5 horas em todo o Estado.

Para as outras regiões do Ceará, no entanto, nada disso. Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste seguem com maiores restrições de dias e horários de funcionamento. De acordo com Camilo Santana, isso ocorre “por questão de cautela”.

Segundo o governador, Sertão Central e Vale do Jaguaribe/Litoral Leste apresentaram contenção do vírus. Ainda assim, ele disse que vai aguardar esta semana para avaliar se há redução real.

“Já (para) o Cariri vamos recomendar medidas mais restritivas, pois é onde mais nos preocupa no momento. Lá aumentou o número de casos e, consequentemente, a demanda assistencial, com a necessidade de mais leitos de UTI e enfermaria Covid”, explicou, sem mencionar quais serão tais recomendações.

Ao lado do governador, Dr. Cabeto apontou que a taxa de positividade na região está em 58% em exames para a detecção do novo coronavírus. A média do Estado é de 35%.Dados do Ceará

Os números de casos confirmados de Covid-19 agora são 768.094, conforme apresenta a plataforma IntegraSus. São 19 infecções a mais nas últimas 24 horas no Estado, que já contabiliza 19.811 óbitos desde o início da pandemia, com taxa de letalidade em 2,6. Nenhuma morte em decorrência do vírus foi assinalada.

                            ( o POVO) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)