Agricultores de Quixeramobim alertam para infestação de pulgões em sorgo e cobram acompanhamento técnico - Blog Amaury Alencar - O Mais completo do Interior do Ceará

Blog Amaury Alencar - O Mais completo do Interior do Ceará

O Blog mais completo do interior do Ceará com compromisso com a notícia.

Post Top Ad

ANUNCIE AQUI

11/05/2021

Agricultores de Quixeramobim alertam para infestação de pulgões em sorgo e cobram acompanhamento técnico

 




Além de enfrentar a falta de incentivo na hora de trator e na hora da silagem, produtores da zona rural de Quixeramobim enviaram à reportagem uma preocupação que tem surgido com mais intensidade em algumas comunidades: a infestação de pulgões nas plantações de sorgo.
De acordo com a Embrapa, esta praga infesta o sorgo desde a emergência das plantas até a maturação dos grãos. Tanto os adultos como as ninfas sugam seiva das folhas e introduzem toxinas que provocam bronzeamento e morte da área afetada que, dependendo da infestação, podem causar a morte de toda a planta. Os adultos, principalmente as formas aladas, são também importantes vetores de vírus, como o do mosaico da cana-de-açúcar, capaz de causar danos significativos ao sorgo.
Diante do fato, os produtores cobram um acompanhamento técnico e especializado para ajudar no combate ou controle da praga. Pelas imagens se observa a ocorrência de ao menos dois tipos de pulgões. Os amarelos e do milho. Há ainda relatos da ocorrências deste tipo na zona rural de Banabuiú, no Sertão Central. 


              Quixeramobim Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Pages