Açude Trussu atinge 30% da capacidade, em Iguatu

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Localizado no distrito de Suassurana, distante 19 km da sede no município de Iguatu, o açude Carlos Roberto Costa o ‘Trussu’ nesta semana superou a marca de 30% da capacidade. O reservatório monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) segue longe de repetir a cena de sua sangria como ocorreu em 2011, mas o nível atual garante uma sustentabilidade hídrica para os próximos anos.
O aporte hídrico reforça o abastecimento de comunidades, entretanto ainda é incerta se o montante do reservatório irá auxiliar usuários de irrigação da região. A liberação deve ser decidida em reuniões do comitê gestor da bacia.
Com capacidade de 301 milhões de m³, o açude é responsável pelo sustento de boa parte da população de comunidades da cidade de Acopiara, cidade que também é abastecida pelo reservatório. Além do reforço hídrico, o aporte do açude ajuda na irrigação, na produção e principalmente na pesca que gera além de alimentação, renda para aquela região.
O Trussu iniciou o ano com o volume de 52,4 milhões de m³ e percentual de 19,51%, e termina a quinzena de maio com 81,2 milhões de m³ e 30,22%. Tendo uma diferença positiva de 2,79 e em volume 28,8 milhões de m3 a mais. O percentual ganho esse ano foi de 10,71%.


                                 ( pinheirinho. Net) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)