Várzea Alegre : Aluna do Campo, com dificuldade de acesso a internet, tira 940 pontos na redação do Enem

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A jovem Angélica Varela, 17 anos, é uma das candidatas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020, em Várzea Alegre, que se deu bem e tirou uma boa nota na redação.

Com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, Angélica atingiu os 940 pontos, e está entre os melhores do país, e conforme a reportagem teve acesso, divide a segunda posição no município, com dois alunos da escola Profissional Dr. José Iran Costa, ficando atrás apenas de um aluno também daquela instituição de ensino.

“Tentei seguir ao máximo a estrutura dissertativa-argumentativa e não focar somente na temática das doenças mentais, mas também falar dos estigmas que estão contemplados nessa temática e como ela afeta as pessoas que convivem com tais transtornos”, disse ela à reportagem.

Angélica é filha do ex-casal, Flávio Varela de Souza e Andréa Soares de Sousa e desde criança reside com os avós maternos, no sítio São Nicolau, distrito de Canindezinho, em Várzea Alegre.

Ela se destaca também pela força de vontade, por enfrentar as dificuldades da vida, inclusive, aquelas impostas pela pandemia de Covid-19.  A jovem não tem um amplo acesso à internet para estudar, mas não desistiu.

“A pandemia impôs não só para mim, mas para diversos estudantes brasileiros, uma nova prática de estudos o que, especialmente para quem estava cursando o último ano do ensino médio e pretendia fazer o ENEM, fez com que mudasse toda uma rotina, já que além de a rotineira prática do estudo escolar ter se tornado um pouco mais cansativa, também havia, para mim, no início desse período pandêmico, o difícil acesso à internet. Entretanto, eu deixei as dificuldades “de lado” e durante esse período, li bastante, procurei referências na Internet, busquei estudar o que as redações nota mil no ENEM tinha em comum e contei com a ajuda de amigos e da minha professora de Português e Redação, Isabel Eliane, no estudo e treinamento para a escrita de uma boa redação dissertativa-argumentativa”, disse.

A jovem é estudante concludente do ensino médio da escola José Correia Lima, em contato com o diretor Anderson Oliveira, ele destacou o esforço da aluna e disse que a equipe da escola se reuniu para dá suporte no que tange ao acesso à internet.

Mesmo com um grande esforço para obter uma bom desempenho no certame, a nota foi surpresa para a jovem.

“Fiquei muito surpresa, porque apesar de todo o treinamento, após a prova do ENEM, eu, assim como alguns outros estudantes pensávamos ter tangenciando. Já que o tema, apesar de ter discussões recorrentes na sociedade, tinha como palavra-chave o estigma, então, eu tive o receio de não ter feito uma abordagem coerente com o que a temática pedia”, detalha.

Juntando a nota da redação com as outras obtidas nas áreas avaliadas no exame, Angélica ficou com uma média de 671,24 pontos e pretende cursar Geografia no Instituto Federal do Ceará – IFCE, Campus Iguatu.

Essa não será a última graduação da jovem, ela pretende ter acesso à mais faculdades durante a sua vida acadêmica.

“Venho de uma família simples a qual é formada quase toda por agricultores familiares. Na minha trajetória educacional, até o momento estudei em três instituições, no Colégio Santa Terezinha, hoje, já não existe mais, na EEF Manoel Salvador e na EEM José Correia Lima. Durante esse período sempre me dediquei aos estudos e foquei nos meus objetivos. Por fim, tive a oportunidade de estudar em excelentes escolas, as quais sempre me apoiaram e sou a grata por tudo o que fizerem por mim”, encerra.

foto redes sociais 
      Várzea Alegre Agora 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)