Macaco-prego é resgatado e mulher é autuada por cativeiro irregular em Trairi

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Macaco prego é resgatado após ser mantido acorrentado em residência em Trairi (Foto: Foto: Semace)
Macaco prego é resgatado após ser mantido acorrentado em residência em Trairi (Foto: Foto: Semace)

Um macaco-prego foi resgatado por fiscais ambientais da Diretoria de Fiscalização (Difis), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta terça-feira (20), na praia do Mundaú, na cidade de Trairi, no Litoral Oeste do Estado. Em condições irregulares, o animal se encontrava sob posse de uma mulher que o mantinha preso acorrentado em uma residência. A operação da Semace contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar.

A ação foi motivada por meio de uma denúncia anônima. Na ocasião, os fiscais da Superintendência flagraram o crime ambiental, resgatando o animal e aplicando multa de R$ 5 mil, como prevê o Decreto Federal n° 6.514/2008.


O macaco foi levado para um empreendimento de fauna regularizado, onde recebeu cuidados de um veterinário. “A Difis da Semace tem buscado coibir essa prática ilegal visto que a guarda de animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização, além de irregularidade administrativa é crime ambiental passível de detenção de seis meses a um ano, além da multa”, informa a diretora do setor, Carolina Braga.

O macaco-prego faz parte da lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagem em Perigo de Extinção (Cites). A espécie tem ampla distribuição na América do Sul e é considerada um dos primatas mais inteligentes das Américas.

                                 ( O povo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)