Fim do lockdown: comércio aguarda retomada em duas fases

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Revezamento de horários e pessoal reduzido faz parte da proposta da Fecomércio
Revezamento de horários e pessoal reduzido faz parte da proposta da Fecomércio

Odia de hoje será decisivo para a reabertura dos setores de comércio e serviços no Estado do Ceará. Após a sinalização do governador Camilo Santana de que a retomada começaria no dia 12 de abril, o comércio se diz confiante no cumprimento da palavra do chefe do Executivo estadual e aguarda por duas fases neste processo de reabertura.

"Creio que, até por este sentimento do consumidor, do medo das pessoas se contaminarem, o retorno vai estar com horário mais reduzido, e também o número de colaboradores, que deve acontecer em duas fases", projetou Maurício Filizola, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

Na tarde de ontem, 8, Filizola fez parte do grupo que se reuniu em live com o governador e o comitê estadual de combate ao Coronavírus. Números revelados na mesma tarde atestaram a morte de 15 mil cearenses devido à Covid-19, sendo 4 nos últimos dois dias. Sobre o momento, ele afirma que "os números estão em patamares altos, mas estáveis, e isso favorece a retomada".

projeto de reabertura dos negócios, segundo a Fecomércio e a assessoria do governo, já está nas mãos do governador, que vai submeter o planejamento para análise do comitê somente hoje, 9. A expectativa é de que o anúncio da retomada ou da manutenção do lockdown se dê entre o fim da tarde e o começo da noite desta sexta-feira.


Logo quando o lockdown foi prorrogado, ainda em março, a Fecomércio-CE apresentou uma proposta de reabertura na qual escalonava os horários de entrada e saída dos funcionários de lojas de rua, shoppings e restaurantes. A preocupação era, principalmente, com o fluxo de pessoas no transporte público, vide as lotações observadas nos terminais e ônibus da Capital desde o ano passado. O planejamento, segundo Filizola, serviu de base para o planejamento elaborado juntamente com os representantes do governo estadual.

"Nós estamos aguardando o posicionamento do grupo de trabalho que levou nossa proposta apresentada ao governo. Com a sinalização do governador (na semana passada), há grande possibilidade de segunda-feira a gente está com o comércio aberto. A nossa expectativa é justamente essa: de o governo cumprir com essa determinação", completou.

Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abresel-CE) pleiteava a confirmação ou não da retomada pelos empreendimentos que representa ainda ontem, 8, para que os empresários pudessem se preparar para reabrir as portas, avisando aos funcionários e comprando os insumos. Mas isso não foi atendido.

A Abrasel pede, no projeto enviado ao governo na última terça-feira, 6, a reabertura de restaurantes já na primeira semana da retomada, "com as devidas restrições", por considerar o serviço essencial para os demais setores que voltam ao trabalho.

O objetivo da Abresel junto ao comitê é conseguir autorização para o funcionamento até 23h, "vide que o horário noturno é o de maior faturamento para o setor".

                           O povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)