Ceará tem mais de 300 mil doses da vacina contra gripe para aplicar até o final da campanha que encerra em maio

Blog do  Amaury Alencar
0

 







A Campanha de Vacinação contra a gripe já começou e está sendo dividida por etapas e grupos prioritários. No primeiro momento, serão vacinadas crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas, crianças de 6 meses a 18 anos e trabalhadores da saúde. O Ceará recebeu, até o momento, 313. 600 doses para aplicação da 1ª fase, o equivalente a 29% do total de doses previstas. Em 2020, o estado vacinou, ao todo, 97% do público-alvo.

A imunização está sendo realizada nos postos de saúde dos municípios cearenses de segunda a sexta-feira, entre 8h da manhã e meio dia e entre uma e quatro da tarde. A primeira fase segue até 10 de maio.

Vacinação Covid-19

Com a vacinação de pessoas contra a covid-19 avançando, é importante ficar atento ao intervalo entre essa aplicação e a de outros imunizantes. Médicos recomendam um prazo entre essas duas vacinas para não prejudicar os efeitos delas.

O intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos que serão imunizados contra a covid-19. Essa preocupação não inclui, por exemplo, crianças que ainda não tiveram testes comprovando a eficácia das atuais vacinas contra a covid-19.

Além disso, o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante. O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa.

Campanha

A Campanha Nacional contra a Influenza segue até 9 de julho e o Ministério da Saúde busca vacinar 90% do público-alvo até esta data. A segunda etapa inicia em 11 de maio e segue até 8 de junho. Nela, o grupo prioritário será dos idosos e professores. 

A terceira e última etapa da vacinação contra a gripe começa em 9 de junho e segue até 9 de julho. Serão imunizadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)