Avião da FAB faz ‘calibração’ de instrumentos de navegação no Aeroporto de Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0

 




                                                  Foto Diogo Alencar 

Esteve percorrendo o espaço aéreo de Juazeiro do Norte na manhã desta quarta-feira (7), o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). Sobrevoando localidades da cidade por várias vezes, a aeronave é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados no Aeroporto de Juazeiro do Norte, feita sazonalmente sob demanda. O equipamento fez, inclusive, diversas aproximações na pista de pousos e decolagens do terminal juazeirense.

O equipamento utilizado é um modelo da fabricante brasileira Embraer, e possui equipamentos especiais operados pelo GEIV, uma unidade do Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA). O IU-50 é um jato da família Legact 500, que a FAB chama de “aeronave laboratório”, e faz parte do projeto I-X, iniciado em 2015, para substituição dos veteranos IC-95, baseados no turbo-hélice Embraer Bandeirante. O GEIV possui ato todo cinco aeronaves do modelo, responsáveis por “calibrar” aeroportos por todo o Brasil. O avião alcança 800 km/h e tem autonomia de 5.600 km.

Aeronave GEIV sobrevoa os céus de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/Google Maps

O Legacy convertido para inspeção aérea possui 14 antenas na parte externa, além das já existentes, e uma câmera de alta resolução. A aeronave pode analisar as capacidades e condições dos radares ou encontrar fontes de interferência nos serviços de comunicação e navegação, como rádios piratas.

Com explica o DECEA, o processo de reaparelhamento proporciona um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo, em virtude da implantação do “Programa Sirius” no espaço aéreo nacional. O projeto faz parte de uma série de soluções estratégicas para melhorar e gerenciar o espaço aéreo brasileiro, associado às necessidades do meio ambiente.

                       Com informações de Airway

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)