Aprece retoma Seminários Técnicos com capacitação para servidores municipais cearenses

Blog do  Amaury Alencar
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Dando continuidade aos seus Seminários Técnicos, a Aprece realizou, na última terça-feira (6), mais duas edições da iniciativa, que visa promover a integração com os secretários cearenses para dialogar sobre o papel da entidade no apoio aos municípios, fomentando o fortalecimento da rede colaborativa em cada área que compõe a gestão local. No período da manhã foi realizado o Seminário Técnico para Chefes de Gabinete e Secretários de Governo. À tarde, foi a vez dos Controladores e Ouvidores municipais.

A abertura dos dois eventos foi feita pelo vice-presidente da Aprece, José Helder de Carvalho, representando o presidente Júnior Castro, que ressaltou a missão cada vez maior da entidade em levar aprendizado para todos os colaboradores das gestões públicas municipais e promover a troca de conhecimentos. Ao iniciar o Seminário da manhã, ele enfatizou a importância e o papel do Chefe de Gabinete, caracterizando-o como representante direto e legítimo do prefeito no dia a dia da administração municipal. “É a pessoa que absorve todas as demandas da população e da própria gestão, sendo um elo entre os secretários e demais servidores, capaz de colaborar de forma decisiva com a intersetorialidade das ações municipais em favor da população”, descreveu Zé Helder.

No seminário da tarde, o vice-presidente da Aprece ressaltou que a Controladoria e a Ouvidoria desempenham duas funções primordiais para garantir uma gestão municipal de excelência. “Esses dois órgãos devem atual com o máximo de imparcialidade para que tenhamos o máximo de verdade e entendamos como é possível melhorar e realizar a função pública com grande eficiência e ótimos resultados”, garantiu.

Após a abertura de cada um dos seminários e antes do início das palestras temáticas, a coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz, fez uma apresentação do trabalho institucional realizado pela entidade ao longo de seus 53 anos de atuação. Ela apresentou cada um dos setores da Aprece e seus profissionais responsáveis. O acolhimento aos participantes, bem como o agradecimento pela presença de todos e pela parceria dos palestrantes e parceiros, foi feito pela secretária executiva da entidade, Jenine Macedo, que colocou toda a equipe da Aprece à disposição dos municípios em todas as situações que se façam necessárias.

Chefes de Gabinete e Secretários de Governo

Práticas para o atendimento ao público com qualidade e eficiência foi o tema da palestra temática do primeiro seminário do dia, que foi ministrada pelo professor e consultor Theognis Florentino, detentor de vasta experiência no serviço público em diversos municípios cearenses. De acordo com ele, a capacidade de relacionamento é o principal atributo de quem está à frente de uma Chefia de Gabinete ou Secretaria de Governo. “É preciso ter um perfil motivador para, muitas vezes, elevar a vibração dos colaboradores e ser propulsor do ritmo de trabalho na prefeitura”, exemplificou o palestrante.

Na oportunidade, Theognis Florentino deu dicas preciosas sobre questões burocráticas, comunicação institucional e atendimento, tanto internos quanto externos; e cerimonial. Ele também tirou dúvidas dos presentes e frisou a importância de associar o trabalho atento e humanizado à habilidade técnica e política no dia a dia do gabinete.

Controladores e Ouvidores municipais

A primeira palestrante do segundo seminário desta terça-feira (6), foi a Procuradora de Justiça e ouvidora Geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Isabel Porto. Ela explanou sobre o papel da Ouvidoria na gestão municipal, após parabenizar a Aprece pela iniciativa e ressaltar a importância de toda uma articulação que vem sendo feita para estimular todos os municípios a estruturarem suas ouvidorias.

De acordo com Isabel Porto, o serviço das ouvidorias foi inicialmente adotado nas entidades privadas e, em seguida, os órgãos públicos reconheceram a importância das ouvidorias no ambiente público, o que foi “fundamental, porque, a partir daí, foi aberto um canal mais acessível entre os órgãos e a sociedade”. Ela também apresentou a Cartilha Ouvidoria – MPCE, detalhando de forma lúdica o funcionamento do serviço no órgão.

O segundo palestrante da tarde foi Daniel Façanha, analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE). Em sua fala, abordou a importância do Controle para a eficiência da gestão municipal. A apresentação dele detalhou elementos importantes que fazem parte da atividade, tais como Correção, Padrões e Avaliação. Daniel Façanha também conceituou padrões fundamentais como economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.

Abordou também conceitos importantes como o de cidades inteligentes e destacou fundamentos importantes de Governança. Tudo para dar o máximo possível de informações capazes de atestar a importância da Controladoria na gestão pública municipal. Acesse AQUI a apresentação do representante do TCE/CE no evento.


                                            Foto Facebook 


                                                            ( ASCOM) 

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