Viçosa do Ceará sofre falta de oxigênio, e prefeitura busca insumo em outra cidade

Blog do  Amaury Alencar
0


O município de Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba, sofreu na manhã desta sexta-feira (26) com a possível falta de oxigênio para pacientes em tratamento para a Covid-19. Por conta do problema, a prefeitura precisou receber o insumo de outras cidades para manter o atendimento de pacientes.

 Segundo o secretário da Saúde do município, Adriano Rocha, o fornecedor informou que só poderia entregar o oxigênio no período da tarde, pois os caminhões com o produto estavam em Fortaleza. "Nós estávamos esperando nosso fornecedor entregar o nosso oxigênio pela manhã e ele falou que só poderia entregar na parte da tarde porque os caminhões estão abastecimento em Fortaleza", explicou.

Temendo que a falta afetasse os pacientes que estavam nas enfermarias, Adriano Rocha, disse que mandou que ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fossem até o Hospital Municipal para ficarem de prontidão caso fosse necessário transferir algum paciente para outra cidade.

Cilindros de oxigênio  — Foto: MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Cilindros de oxigênio — Foto: MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO


"Então eu chamei o Samu para dar esse suporte. O Samu de pronto atendeu e em menos de 20 minutos eu tinha essas ambulâncias estavam lá para dar esse suporte caso fosse necessário transferir nossos pacientes."

Para conseguir o oxigênio, o secretário afirmou que teve que interceptar o caminhão em outra localidade e trazer o oxigênio para Viçosa do Ceará.

"Mas chegou o abastecimento e eu enviei duas caminhonetes para interceptar o caminhão que estava vindo no meio do caminho pois estava distribuindo em outras cidades para pegar nosso oxigênio", disse.

Medidas de isolamento mais rígidas

A prefeitura de Viçosa do Ceará decretou medidas restritivas mais rígidas a partir desta sexta-feira (26). A iniciativa da atual gestão tenta diminuir a propagação da doença.

"A partir de hoje a cidade de Viçosa do Ceará está em lockdown total. Então fique em casa. Não estamos brincando. Estamos saturados e cansados de tanto trabalhar e povo fingindo que não está acontecendo nada."

Viçosa do Ceará tem atualmente 2.271 casos confirmados da doença com 80 óbitos confirmados. Além disso, 300 pessoas estão em isolamento domiciliar e 14 pacientes internados em estado grave.


          G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)