Reitoria da URCA promove diálogo para o fortalecimento de parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0





O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Francisco do O’ de Lima Júnior, esteve reunido nesta última terça-feira, 09, com o Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, para tratar de parcerias com a instituição. A reunião aconteceu no gabinete da Reitoria, contando ainda com a presença do Vice-Reitor, Carlos Kleber de Oliveira. Esse foi um primeiro momento de diálogo institucional com o novo Prefeito juazeirense, no intuito de haver uma troca de informações com a URCA, para fomentar projetos parceiros.

Na oportunidade, foram tratados diversos temas. Um vídeo institucional foi apresentado ao gestor do Município, além de números representativos da URCA, nos seus mais diversos setores. Atualmente a instituição possui 29 cursos e cerca de 12 mil alunos, nas cidades do Cariri e Centro-Sul.

Segundo o Prefeito de Juazeiro do Norte, um dos objetivos nesse momento de contato com a URCA é conhecer mais de perto as áreas técnicas nos diversos campos de atuação da universidade, para que haja uma parceria para a realização de estágios. “Uma oportunidade de se promover uma troca, onde os novos profissionais poderiam ter a possibilidade de vivenciar as experiências práticas das atuações profissionais”, disse ele.

Outro importante trabalho a ser desenvolvido no município, diz respeito à atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU, e para isso seria necessário o envolvimento de técnicos, para o levantamento dos dados atualizados, para a elaboração do Plano. O Reitor da URCA destacou os cursos da URCA que poderão contribuir enormemente para esse trabalho.

Outros setores seriam a saúde e a atenção social, que poderiam dar uma contribuição para essas áreas em Juazeiro Norte. O Reitor da URCA destacou a atuação da Universidade na extensão e todo o interesse de desenvolver ações nas comunidades, inclusive para levar os  serviços ao público que a URCA tem oferecido, nas mais diversas áreas.

A reunião ainda contou com a Presidente da Comissão Executiva do Vestibular – CEV, Josicleide Maia, que destacou a expertise que tem sido desenvolvida pela URCA, através de concursos realizados pela Universidade na região e dos processos de seleção efetuados, junto aos municípios. Também esteve presente na reunião o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Professor Edson Martins, e o chefe de Gabinete, Edmar Pinheiro.

O superintendente da Autarquia de Meio Ambiente (Amaju) de Juazeiro do Norte, Eraldo Oliveira, fez uma abordagem mais pautada na questão ambiental, com a Fundação Padre Murilo, a ampliação da escola de educação ambiental, ações nas áreas de saneamento básico, resíduos sólidos, além dos projetos pré-aterros e a criação de Unidades de Conservação no município. Ele destacou a importância de estender questões mais específicas para atuação nesses setores.

O Reitor, durante o encontro, disse que a URCA está à disposição de atuar na região, na pauta do desenvolvimento sustentável, com ações direcionadas às diversas áreas. Inclusive destacando a qualificação do trade turístico, e os segmentos representativos da Universidade.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)