Levantamento aponta que 5,5 milhões de brasileiros não têm água tratada

Blog do  Amaury Alencar
0







                                                  FOTO AGÊNCIA ENVOLVERDE 


Quase 35 milhões de brasileiros continuam sem serviços de água tratada, sendo 5,5 milhões nas 100 maiores cidades. O levantamento atualizado faz parte do novo Ranking de Saneamento, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. Os dados foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2019 (SNIS). A publicação avalia os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos 100 maiores municípios do país.


A pesquisa também mostra que 100 milhões de pessoas estão sem acesso à coleta de esgotos, sendo 21,7 milhões nesses maiores municípios. O Brasil ainda não trata metade dos esgotos que gera (49%), o que representa jogar na natureza, todos os dias, 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento. Nas 100 maiores cidades, em 2019, descartou-se um volume correspondente a 1,8 mil piscinas olímpicas diárias.

Nova Metodologia do Ranking

Como já é tradicional, o Trata Brasil e a GO Associados periodicamente consulta entidades do setor, autoridades, empresas operadoras e ONGs para aperfeiçoar a metodologia do Ranking. Desta vez, foram consultadas mais de 20 entidades em três meses de reuniões e consultas.

Entre os consultados tivemos também técnicos da ANA, Ministério do Desenvolvimento Regional e até do Ministério da Saúde. Com isso, esse Ranking incorpora nova metodologia, o que deve ser considerado na hora de comparar a colocação das cidades com anos anteriores.

O conteúdo pode ser visto no relatório completo disponível em www.tratabrasil.org.br

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)