Os Governadores do Nordeste se reuniram, neste sábado (13), com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar a ampliação das vacinas e dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). A reunião virtual aconteceu com a participação dos nove governadores do Nordeste, incluindo governador do Ceará, Camilo Santana. O chefe do executivo disse que houve uma frustração com o número de vacinas entregues pelo Governo Federal.
“Houve uma frustração com o número de vacinas. Para vocês terem uma ideia, no mês de janeiro o Brasil recebeu aproximadamente 10 milhões de vacinas. No mês de fevereiro, nós tínhamos uma expectativa, de acordo com o plano de imunização, de uma quantidade maior que janeiro e a quantidade foi quase a metade. Pouco mais de 6 milhões de doses foram distribuídas para o Brasil inteiro”, disse Camilo.
Os governadores pediram cobrara do governo uma data para vacinação da população na casa dos 60 anos contra a Covid-19 e questionaram os atrasos no calendário de entrega dos imunizantes anunciadas recentemente pelo Ministério, inclusive os atrasos neste mês de março.
“Havia uma expectativa para o mês de março de uma quantidade superior a 40 milhões, essa expectativa caiu para um pouco mais de 30 e até agora, já estamos na metade do mês, e o Brasil distribuiu pouco mais de 5 milhões de doses para o país inteiro“, destaca Camilo.
No encontro, os governadores destacaram que vacinas devem ser, prioritariamente, destinadas ao Plano Nacional de Imunização. Há uma expectativa com o a produção da vacina AstraZeneca pela Fiocruz e mais doses devem ser liberadas na próxima semana. Camilo também disse que o Butantan também está produzindo e mais doses chegam a Ceará também na próxima semana.
“O Butantan está produzindo e, na próxima semana, teremos mais um lote de vacinas aqui no Ceará“, anuncia Camilo.
Camilo finalizou dizendo que a reunião foi para garantir a compra da vacina russa Sputnik V que já está sendo aplicada em vários países.
O ministro Eduardo Pazuello apresentou o cronograma de entrega das vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz até o mês de julho.
Cronograma
Em nota, o Ministério da Saúde informou que o cronograma e previsão de entrega dos imunizantes pode sofrer alterações nas datas.
Nota do Ministério da Saúde:
O Ministério da Saúde informa que as previsões de entregas de vacinas são atualizadas semanalmente pelos fornecedores dos imunizantes (produtores e importadores). Para a próxima semana, está prevista a entrega das primeiras doses fabricadas no Brasil pela Fiocruz, no entanto, até a entrega, não é possível informar quantas doses exatas a pasta receberá. A previsão que o laboratório deu ao Ministério é da entrega de cerca 1 milhão de doses da AstraZeneca/Fiocruz por semana.
Ceará Agora