Fluxo de água aumenta no rio Salgado em Icó e deve impactar na recarga do Castanhão

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Rio Salgado apresenta aumento em seu fluxo de água nesta segunda-feira, 15 (Foto: (FOTO: Reprodução WhatsApp))

Rio Salgado apresenta aumento em seu fluxo de água nesta segunda-feira, 15 (Foto: (FOTO: Reprodução WhatsApp))


O fluxo de água no rio Salgado apresentou um aumento nesta segunda-feira, 15. O momento foi registrado por moradores do município de Icó, no Ceará. Segundo a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), o rio está com vazão de 44 m³ por segundo. Cada m³ equivale a mil litros.

O Salgado é o principal aquífero que abastece o Castanhão, e um dos responsáveis por levar as águas do Velho Chico ao maior reservatório de água do Ceará.


Segundo o administrador do Complexo Castanhão por parte do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Braulino Coelho, o aumento da vazão do rio é resultado das chuvas na região do Cariri. Ele acredita que os resultados no maior reservatório do Estado só poderão ser calculados após 72 horas.

No último dia 10, após mais de uma década de espera, as águas do Rio São Francisco chegaram ao açude Castanhão. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), por meio de suas redes sociais. O POVO esteve em Jaguaribara acompanhando a chegada das águas da transposição.

Além de representar uma garantia hídrica no abastecimento de parte do Ceará, o novo fluxo deve estimular a atividade produtiva rural no Vale do Jaguaribe.

Durante o primeiro dia de março, foi realizada a abertura da comporta do km 53 das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), dando início ao caminho concluído neste mês de março.

           O povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)