Com entregas em Iguatu, Governo do Ceará chega a 3.540 leitos para Covid-19, entre UTI e enfermaria

Blog do  Amaury Alencar
0

 






O município de Iguatu ganhou mais 21 leitos para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19 na tarde desta terça-feira (9), sendo 14 leitos de enfermaria e sete de UTI semi-intensiva, aumentando a capacidade de acolher a população para casos graves na Região Centro-Sul do Ceará. Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passa a contar com o total de 1.013 leitos somente de UTI e mais 2.527 mil de enfermaria, comentou o governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. A entrega foi feita de forma online pelo governador e o secretário de Saúde, Dr. Cabeto, com imagens direto da cidade do Interior cearense. 

Mais leitos todo dia 

Hoje chegamos a um total de 3.540 leitos de UTI e enfermaria em todo o Ceará exclusivamente para Covid. São 80 a mais nos últimos seis dias, e para atender a todos, estamos abrindo novos leitos praticamente todos os dias. Ontem visitamos as instalações da Unidade de Campanha com 30 novos leitos conectados à UPA da Praia do Futuro, e que já está funcionando hoje. Amanhã deveremos abrir no Waldemar de Alcântara, e possivelmente no dia seguinte no Leonardo Da Vinci. Estamos fazendo um esforço enorme, e o que for necessário e possível para que a gente garanta a quantidade de leitos de UTI necessários para a população cearense. Mas tudo tem um limite, inclusive de profissionais para as UTIs", ressaltou Camilo. 

O chefe do Executivo estadual informou que, ao abrir novos leitos em todas as regiões cearenses, e equipar suas unidades de saúde, o cidadão que precisar de um atendimento em qualquer que seja a cidade do Ceará, não precisará fazer grandes deslocamentos. "Estamos ampliando a rede de UTI em todas as Regiões do Ceará, lugares que nunca tiveram um leito de UTI e agora tem, e que essa estrutura vai ficar e permanecer para atender a população cearense. temos uma meta que todos que precisarem de uma cirurgia, que possa ser atendido assim na sua Região", disse o governador. 

Na transmissão, Camilo detalhou também que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe está em fase final de obras, e em muito breve se estruturará para ser entregue à população. "Estamos falando de uma estrutura enorme, e vamos em breve entregar mais um equipamento importante de saúde para aquela Região e para o Estado do Ceará", disse, e lamentou também que o Brasil bate recorde de mortes pela pandemia diariamente, se tornando o epicentro da pandemia no Mundo. 

Para o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, esse trabalho contínuo para garantir atendimento durante a pandemia, mostra o valor dos profissionais do Ceará. "Estamos no meio de um esforço muito grande e conjunto, entre a sociedade, os profissionais de saúde, e o Governo do Ceará. Sabemos da aflição que todos estão passando em todas as regiões do Ceará, e temos visto o que as unidades tem feito para atender a população, seja dobrando plantão, ou no aumento de contratações que estamos fazendo a cada nova unidade de leito aberta, por isso precisamos passar por isso com responsabilidade. E cada profissional de saúde sabe o que está acontecendo e o que precisa ser feito", destacou o titular da pasta. 

Capacete Elmo 

O governador destacou que esse momento tem sido de união para combater um inimigo comum, o vírus, e por isso podemos levar como exemplo salvador a criação cearense do Capacete Elmo, feito em parceria com o setor produtivo do Ceará. "Somos exemplo para o Brasil no combate a pandemia com com o Elmo, que tem salvado vidas. É um capacete que atua como respirador e assim tem evitado que os pacientes passem para a intubação. Mandamos o Elmo para Manaus e outros Estados, e esse exemplo mostra que a cooperação entre setores podem salvar vidas", disse. 

Fiquem em casa 

Camilo lembrou que vem dialogando com outras empresas na intenção de adquirir vacinas para além das que vêm sendo disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal. "Vamos receber o oitavo lote nesta quarta-feira, mas o ritmo e a quantidade de vacinas disponibilizada pelo Governo Federal ainda é muito lento, por isso estamos procurando vacinas até fora do País, mas a oferta e a concorrência está muito grande. O nosso objetivo é atender a todos nas unidades de saúde, mas a pandemia está crescendo mais do que nossa capacidade de abrir novos leitos. Então é importante a compreensão de todos, que possamos cumprir o isolamento social rígido para tentar conter a transmissão. Fique em casa, só saia no que for necessário, use a máscara para proteger você e sua família", finalizou Camilo Santana. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)