Ceará ultrapassa estimativa de vacinação do MS e 81 municípios podem avançar para segunda fase

Blog do  Amaury Alencar
0

 








O Ceará alcançou números importantes na vacinação contra a Covid-19. Desde a chegada do primeiro lote com imunizantes, no dia 18 de janeiro, o Estado ultrapassou a estimativa do Ministério da Saúde em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). O número de idosos cearenses com idade a partir de 75 anos (104,5%) e de trabalhadores de saúde vacinados com a primeira dose (71,87%) e com o reforço (61,36%) foi superior à meta do MS – os percentuais são sobre a previsão do Ministério. Assim, 81 das 184 cidades cearenses (confira lista abaixo) já podem passar para a segunda fase de vacinação, que inclui idosos a partir de 60 anos, à medida que novas doses chegarem.

“A quantidade de vacinas já enviadas pelo MS não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas dos grupos prioritários. Então, alguns municípios já atingiram essa meta para trabalhadores da saúde e outros atingiram para idosos”, explica Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa. Os municípios com índice acima de 100% estão vacinando além do que foi previsto pelo MS, mas ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização.

Cadastro Estadual de Vacinação

No último de 8 de março, a Sesa disponibilizou o Cadastro Estadual de Vacinação contra a Covid-19 para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da imunização e também para pessoas a partir de 18 anos que não integram os quatro grupos prioritários especificados no PNI. A nova ferramenta está disponível na plataforma Saúde Digital e tem integração de dados e informações com os municípios cearenses. As inscrições seguem até o dia 27 de março.

Idosos a partir de 75 anos que não foram vacinados e profissionais de saúde, sejam da linha de frente ou não no combate à pandemia, também podem realizar o cadastro. A imunização seguirá o calendário de cada cidade.

Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará. Em Fortaleza, quem está cadastrado no aplicativo Vacine Já e que ainda não foi vacinado, deve realizar novo cadastro no sistema estadual.
Transparência
A transparência é uma das principais estratégias da Sesa. Por meio do Vacinômetro da Sesa, a população pode ter acesso aos números de lotes de vacinas recebidos e das doses aplicadas até o momento. O sistema é atualizado diariamente. Até o dia 16 de março, 602.702 doses foram aplicadas – destas, 177.384 são referentes ao reforço.

Veja a lista dos municípios

Antonina do Norte

Aracati

Ararendá

Aratuba

Assaré

Baixio

Barro

Beberibe

Camocim

Capistrano

Carié

Caririaçu

Catarina

Catunda

Caucaia

Cedro

Choró

Chorozinho

Cruz

Deputado Irapuan Pinheiro

Farias Brito

Forquilha

Fortaleza

Frecheirinha

Graça

Granja

Groaíras

Guaramiranga

Horizonte

Ibaretama

Ibicuitinga

Icapuí

Icó

Independência

Ipueiras

Iracema

Irauçuba

Itaiçaba

Itapiúna

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaribe

Jucás

Limoeiro do Norte

Madalena

Maranguape

Marco

Martinópole

Massapê

Meruoca

Miraíma

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Mucambo

Mulungu

Novo Oriente

Pacatuba

Pacoti

Palhano

Pentecoste

Pereiro

Piquet Carneiro

Pires Ferreira

Porteiras

Potengi

Quiterianópolis

Quixadá

Quixeré

Reriutaba

Saboeiro

Salitre

Santana do Cariri

São Benedito

São Luís do Curu

Senador Sá

Sobral

Tamboril

Tarrafas

Tauá

Umari

Uruburetama

(*)Com informações Governo do Estado do Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)