29/03/2021

CEARÁ INICIA VACINAÇÃO DE POVO TRADICIONAIS QUILOMBOLAS EM 42 MUNICÍPIOS

  blogdoamauryalencar.blogspot.com.br       29/03/2021

 




A vacinação dos povos tradicionais quilombolas no Ceará teve início nesta segunda-feira (29). Serão imunizados adultos acima de 18 anos de 80 quilombos. Ao todo, 30.456 doses serão aplicadas inicialmente. O mapeamento desta população, distribuída em 42 municípios do Estado, foi feito pela Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

 Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Cerá (Sesa), explica que a logística para a imunização desta população é mais desafiadora  porque geralmente estão situadas em territórios rurais e, com a quadra chuvosa, o acesso se torna mais difícil. A vacinação envolve pelo menos três caixas térmicas para manter a temperatura das doses.

Conforme aponta a coordenadora especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria da Proteção Social (SPS), a inclusão das comunidades quilombolas no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 tem base no Decreto 6040/2007, que institui a politica nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, entre os quais se encontram os quilombolas. Segundo ela, a partir desse conceito, analisa-se que a condição de comunidade tradicional requer ação de proteção. “No sentido de preservação desse povo, enquanto representativo da base constitutiva da população brasileira”, destaca.

Embora o Governo Federal tenha definido como prioridade apenas os moradores de quilombos certificados pela Fundação Cultural Palmares – dos 80 quilombos mapeados, 54 têm certificação –, o Governo do Ceará, por meio da Sesa, decidiu assegurar que todos os territórios observados pela Cerquice serão contemplados.

logoblog

Thanks for reading CEARÁ INICIA VACINAÇÃO DE POVO TRADICIONAIS QUILOMBOLAS EM 42 MUNICÍPIOS

Previous
« Prev Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.