Arcebispo do Paraná morre por complicações da Covid-19

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Dom Mauro Aparecido dos Santos, 66, morreu nesta quinta-feira, 11, vítima de complicações na Covid-19 (Foto: Foto: Arquidiocese de Cascavel)
Dom Mauro Aparecido dos Santos, 66, morreu nesta quinta-feira, 11, vítima de complicações na Covid-19 (Foto: Foto: Arquidiocese de Cascavel)

O arcebispo Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, no Paraná, morreu por complicações da Covid-19, por volta das 18h30min desta quinta-feira, 11. Ele tinha 66 anos e estava internado em um hospital da cidade paranaense desde o dia 16 de fevereiro. Três dias depois, no dia 19, dom Mauro apresentou piora no quadro de saúde e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala Covid-19. Nesta quinta, teve piora no quadro e morreu.

O velório e o sepultamento de dom Mauro serão restritos aos padres e aos seminaristas da arquidiocese, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel. À noite, após a chegada do corpo na Catedral, haverá missa a cada duas horas. As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese da cidade paranaense e a missa de despedida será presidida por dom Geremias Steinmetz, arcebispo metropolitano de Londrina às 9 horas desta sexta-feira, 12. Após a celebração, será feito o sepultamento no Cemitério Central, em Cascavel.

Nascido em Fartura (SP), dom Mauro foi ordenado sacerdote em 1984, em Jacarezinho, no norte do Paraná. Além de Cascavel, ele também passou pelas dioceses de Jacarezinho, Campo Mourão e Umuarama, todos no mesmo Estado. O religioso presidiu a Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2014 e 2021.


Aos 66 anos, dom Mauro Aparecido dos Santos é o quarto bispo da Igreja Católica no Brasil que morre por causa da covid-19 desde o início da pandemia. O caso anterior foi o do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid, que faleceu no dia 13 de janeiro. Além dele, dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE), faleceu em 18 de julho, aos 57 anos de idade, e dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, que morreu em abril aos 70 anos, também vítima da covid-19. Dom Aldo Pagotto também foi arcebispo de Sobral.

Confira a nota da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar o comunicado do falecimento, nesta quinta-feira, 11 de março, do arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos vítima da covid-19.

Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de dom Mauro, à arquidiocese de Cascavel e aos seus amigos, reafirmando nossa fé na ressurreição: “Descanso eterno dai-lhe, Senhor. E para ele brilhe a vossa luz!”.

Seu lema episcopal era “Veni Et Sequere Me” (vem e segue-me – Lc. 18,22). Em preces, suplicamos ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)