Novo decreto no Ceará: transporte intermunicipal terá fiscalização e medição de temperatura

Blog do  Amaury Alencar
0

 










FORTALEZA,CE, BRASIL, 11.02.2021: Movimentaçao na rodoviaria antes da suspenção do transporte intermunicipal na vespera do carnaval de acordo com decreto estadual.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
FORTALEZA,CE, BRASIL, 11.02.2021: Movimentaçao na rodoviaria antes da suspenção do transporte intermunicipal na vespera do carnaval de acordo com decreto estadual. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)

A partir de hoje, 18, o novo decreto estadual também passa a valer com mudanças no transporte intermunicipal público. As barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades cearenses, implementadas durante o Carnavalseguem por mais dez dias. Agora, o transporte intermunicipal público terá fiscalização e medição de temperatura nas saídas e chegadas.

A operação do serviço regular e complementar segue por todo o Estado até o dia 28 de fevereiro, data do fim das medidas - que podem ser renovadas ou não. Ainda segundo o documento, somente será permitido o deslocamento de veículos no Município de Fortaleza diante dos seguintes casos:

- por motivos de saúde, próprios e de terceiros, para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero;
- entre os domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos; 
- entre os domicílios e os locais de trabalho;
- para assistência ou cuidados de pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis;
- para participação em atos administrativos ou judiciais, quando convocados pelas autoridades competentes;
- aqueles necessários ao exercício das atividades de imprensa;
- transporte de carga;
- de pessoas domiciliadas em mais de um município do Estado, desde que devidamente comprovados ambos os domicílios;
- de comprovação documental de reserva previamente realizada ou de pagamento efetuado, até a data de publicação deste Decreto, para estadia em estabelecimentos formais de hospedagem;
- por motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.



Novo decreto traz medidas mais restritivas para o Estado por dez dias


Anunciado ontem à noite, o novo decreto estadual começa a valer a partir de hoje, 18, com exceção da suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades, válida a partir da próxima sexta, 19.

As medidas incluem restrições nos horários de funcionamento de comércios, circulação restrita em espaços públicos e toque de recolher. Durante o anúncio, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ressaltou que as decisões levaram em consideração a situação epidemiológica do Estado e a curva ascendente de contaminação.

“Em 19 de setembro do ano passado, quando a pandemia chegou ao ponto mais baixo, 49 pessoas estavam internadas em leitos de UTI do Estado, e 470 em enfermarias. Já no dia 18 de janeiro deste ano, 226 estavam em UTIs e 581 em enfermarias para atendimento de Covid-19. Mas olha como é grave, apenas um mês depois, em 17 de fevereiro nós temos hoje 652 pacientes internados em UTIs por Covid-19, um aumento de quase três vezes, enquanto 1.026 estão em enfermarias, dobrando a demanda em um mês. Então, com esse crescimento exponencial na Capital, mas também no Interior do Estado, fomos orientados por profissionais, pelos números e a partir da ciência para chegar a essas medidas mais restritivas, válidas até o dia 28 de fevereiro”, explicou.

As barreiras sanitárias de Fortaleza, instaladas para o período do Carnaval, continuam em funcionamento. Cinco hospitais de Fortaleza estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com Covid-19. A média geral de ocupação do leitos de UTI da Capital é de 89,56%.

   O povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)