Nossa Senhora das Candeias: romaria tem programação online e missas com 50% da capacidade, em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
0

 








Procissão luminosa, em 2 de fevereiro, encerra Romaria das Candeias em Juazeiro do Norte. Foto de antes da pandemia (Foto: Rozelia Costa - Ascom Basílica)
Procissão luminosa, em 2 de fevereiro, encerra Romaria das Candeias em Juazeiro do Norte. Foto de antes da pandemia (Foto: Rozelia Costa - Ascom Basílica)

No dia 2 de fevereiro, Juazeiro do Norte se acostumou a reunir uma multidão no largo da Capela do Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero, para a secular procissão da luz em homenagem à Nossa Senhora das Candeias. Em 2021, diante da pandemia de Covid-19, a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores teve de interromper a tradição. A terceira maior romaria do Ceará vem acontecendo desde o dia 29 de janeiro por meio de programação virtual e missas com 50% da capacidade dos templos.

Marcando o fim do chamado "Ciclo de Romarias", a Romaria de Candeias será transmitida pela TV Web Mãe das Dores. Já as missas acontecem em mais horários a fim de evitar aglomerações e comtemplar o máximo possível de fiéis: às 5h, às 6h, às 9h, às 17h, na Basílica; às 7h, às 10h, às 12h, às 15h30 e às 17h, na Capela do Socorro.

O bispo de Crato, dom Gilberto Pastana, presidirá a missa solene das 9h e das 17h, esta última seguida de bênção simbólica das velas e recitação do Terço Mariano. Como as celebrações estão abertas apenas para 50% da capacidade dos assentos, segundo o decreto diocesano, a recomendação é que os fiéis participem de suas casas.



"Pedimos a atenção de todos para acompanhar, em família, lembrando os ensinamento do Padre Cícero Romão que sempre pediu que em casa tivesse uma oficina de oração", afirma padre Cícero José, reitor da Basílica. "Após a benção das velas, estaremos rezando o santo terço em família ao invés de caminhar pelas ruas. É uma medida para salvarmos vidas, o coronavírus ainda não acabou. Rezamos e pedimos que a vacina chegue para todos", completa.

A Romaria das Candeias relembra a apresentação de Jesus pela Virgem Maria e São José no Templo, em Jerusalém, 40 dias após o seu nascimento. Antes da pandemia, cerca de 250 mil fiéis passavam por Juazeiro do Norte no quatro dias de celebração. Em 2020, cerca de 45 mil romeiros participaram da procissão das luzes,

SERVIÇO


Confira a programação para o encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte


Local: Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores
Transmissão online: TV Web Mãe das Dores
5 horas - Missa
7 horas - Missa
9 horas - Missa solene, presidida por dom Gilberto Pastana
12 horas - Despedida do romeiro
15 horas - Terço da Misericórdia
17 horas - Missa de encerramento, presidida por dom Gilberto Pastana; benção das velas e meditação do Terço Mariano

 Blog do Amaury Alencar Com informações de Luciano Cesário 

   o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)