Amazonas: Quatorze pessoas com Covid-19 morreram aguardando transferência

Blog do  Amaury Alencar
0

 




A piora no quadro clínico de pacientes e a falta de oxigênio nas unidades de saúde no Amazonas têm provocado um aumento no número de pessoas que aguardam por um leito. O crescimento da demanda é tão grande – subiu 56% nas últimas duas semanas – que já há registros de doentes que morreram na fila. De acordo com a Defensoria Pública, a demora para transferir pacientes com covid-19 do interior para a capital resultou na morte de 14 pessoas.


O problema se agravou após o colapso do sistema de saúde estadual, já que em muitos municípios no interior amazonense não há leitos de UTI. Ao todo, 300 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus foram transferidos para outros estados


Em meados de janeiro, o governo informou que a média de cilindros de oxigênio dobrou e ultrapassou a capacidade dos fornecedores. Neste sábado, 30, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou sobre as críticas que o governo tem recebido e afirmou que “não é atribuição” nem “obrigação” da União entregar oxigênio aos amazonenses.


De acordo com o governo estadual do Amazonas, 90 pacientes já retornaram recuperados ao do novo coronavírus ao estado. Mais de oito mil pessoas morreram em decorrência da doença no estado. 


  Veja 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)