Água distribuída pela Operação Pipa em Tauá é salgada, diz laudo recebido pela Prefeita Patrícia Aguiar

Blog do  Amaury Alencar
0

 






A água que vem sendo distribuída pela Operação Carro Pipa no município de Tauá apresenta o dobro do teor de salinidade suportado pela população atendida. A conclusão é de um laudo feito pelo NUTEC, órgão do Governo do Estado do Ceará, encomendado pela Prefeita Patrícia Aguiar, após receber queixas de habitantes da zona rural do município.

A decisão de mandar examinar a água captada do poço Mogno, situado na localidade de Pé Queimado, no município de Aiuaba, foi tomada pela Prefeita, ao sair de uma audiência no Comando da 10ª Região Militar, em Fortaleza, na última segunda-feira(25), quando o assunto foi tratado com a coordenação da Operação Pipa, que informou ser a água apta para o consumo humano.

Resultado do exame

O resultado feito pelo NUTEC e divulgado na tarde de hoje(01), apresentou um elevado teor de salinidade, equivalente ao dobro do parâmetro de referência aceitável.

A Prefeita de Tauá está em Brasília e nesta terça-feira(02), acompanhada do Dep. Federal Domingos Neto, irá à Secretaria Nacional de Defesa Civil tratar do assunto.

As reclamações surgiram a partir da mudança do local de captação determinada pela Defesa Civil Nacional, saindo de um poço profundo no município de Pio IX, no Estado do Piauí, com água de excelente qualidade para o poço no município de Aiuaba, com água salgada.

A população está rejeitando a água.

Reclamação também em Aiuaba 

O Prefeito de Aiuaba Ramilson Moraes, em contato com o Blog do Wilrismar, também relata a mesma situação. "As pessoas estão se queixando que a água distribuída pelos carros pipas, que também vem do mesmo poço que atende o município de Tauá é bastante salgada. O Exército e a Defesa Civil Nacional precisam resolver essa situação. O ideal é distribuir a água vinda do Piauí", defendeu.

Veja o laudo do NUTEC(também em anexo abaixo)

 

Repórter Wilrismar Holanda

 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)