Prefeitos avançam na reativação de entidade do Cariri Oeste

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Gestores de dez municípios se reuniram, nesta quarta-feira (13), para discutir a reativação da Associação dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste). O encontrou foi realizado na casa do prefeito do Crato, José Ailton Brasil que recebeu os prefeitos Ítalo Brito, de Nova Olinda; Samuel Cidade, de Santana do Cariri; Antônio Filho, de Antonina do Norte; João Luiz, de Campos Sales; Edson Veriato, de Potengi; Dorgival Filho, de Salitre; Francisco Sales, de Farias Brito; Tertuliano Cândido, de Tarrafas, e a vice-prefeita do Assaré, Niza Costa Dias.



José Ailton destacou a importância da união dos gestores, principalmente diante dos problemas que estão sendo enfrentados no período da pandemia. Com essa união “a gente pode se fortalecer e lutar pela nossa região”, afirma. Como o Crato é uma cidade pólo e atua com a Central de Regulação, o prefeito também ressaltou o apoio aos gestores e explicou o modelo atual de atendimento que será realizado na cidade, por meio de uma pactuação entre o Crato e o Estado. A Secretaria de Saúde do Município passará a contar com dois adjuntos, um deles para atuar diretamente no âmbito dos atendimentos nos hospitais.
Em sua fala, o prefeito de Nova Olinda, que iniciou a articulação da entidade junto aos demais gestores, ressaltou a necessidade de resgatar a história da Amcoeste e de uma maior integração em relação ao governo estadual. "Muda na hora de reivindicar em bloco", afirma. Uma das maiores preocupações do gestor está nos atendimentos hospitalares e, sobretudo, na compra da vacina em bloco. Ele também defende que as reuniões aconteçam pelo menos a cada 45 dias. O próximo encontro está marcado para o dia cinco de fevereiro, às 17h, no auditório da Escola Violeta Arraes, em Crato. Na reunião, o grupo debaterá projetos como a estrada entre Nova Olinda e Farias Brito, Altaneira à localidade de Lamaju, além do fortalecimento dos atendimentos nos equipamentos de saúde para aperfeiçoar os serviços e as demandas das cidades.
A Amcoeste teve sua fundação em 18 de agosto de 1994, mas desde 2015 está desativada. Entre seus objetivos para as cidades da Microrregião da Chapada do Araripe, estão a promoção do fortalecimento político e o desenvolvimento regional, bem como uma reivindicação mais efetiva junto aos governos estadual e federal.
*Assessoria de Imprensa*

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)