Município de Altaneira tem mais de 40% da gestão ocupada por mulheres

Blog do  Amaury Alencar
0

 












                                               Foto > Divulgação 


A gestão do município de Altaneira agora conta com pouco mais de 40% de seus cargos ocupados por mulheres. Foram empossados e empossadas no último dia 1º de janeiro, na sede da Câmara Municipal, pelo prefeito reeleito Dariomar Rodrigues (PT), os titulares e as titulares das secretarias, tesouraria e procuradoria geral.

Do primeiro escalão, são oito secretarias, além da tesouraria, procuradoria, controladoria e ouvidoria. Apenas as três últimas ainda não possuem titulares. Das 9 nomeações, 4 serão ocupadas por mulheres, o que em números percentuais corresponde a apenas 44,4% do comando das pastas administradas diretamente no município.

A gestão ainda falta indicar três nomes para que fique completo o primeiro escalão, sendo que o número ainda não é o ideal em que pese a paridade e equidade de gênero. O formato é resguardado por lei para a administração pública de todos os municípios brasileiros, mas que ainda não é completamente concretizada, mesmo com a tomada de posse significativa na atualidade, principalmente após o resultado das últimas eleições.

Em que pese ao quesito raça, dos 9 nomes apresentados, apenas um se autodeclarou negro em Altaneira. Trata-se de Júnior Paulino, que ocupa a pasta da Saúde. Esses dados demonstram que o caminho para que se tenha representatividade negra em cargos de tomada de decisão e para romper com o racismo institucional é mais difícil e doloroso.

Blog Negro Nicolau 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)