Junina Santo Antônio realiza evento online para debater cultura do São João no Ceará

 





A partir do dia 12 de Janeiro de 2021 os brincantes e simpatizantes do movimento junino estarão em debate acerca da cultura do São João no Estado do Ceará, “Conexão Junina – Debatendo a Cultura do São João” é o nome do evento virtual que acontecerá no período de 12 a 15 e 18 a 21 de Janeiro à partir das 20h na plataforma Google Meet com oficinas e debates sobre a cultura junina.


Para Flávio Chagas Presidente e brincante do grupo Junina Santo Antônio é uma oportunidade para movimentarmos o nosso setor não só envolvendo profissionais da cultura, mas também agregando novos brincantes e voluntários para nosso grupo, disse.


Júnior Alves diz que é uma grande troca de saberes sobre a criação e produção de um espetáculo junino, convidamos muitas amigas e amigos do são joão cearense para este importante acontecimento.


A programação conta com as oficinas de “Penteado para Damas Juninas” que acontecerá no dia 12, Oficina de Maquiagem para Damas Juninas – 13, Oficina de Confecção de Arranjos – 14 e Oficina de interpretação para espetáculos juninos – 15, as oficinas iniciarão às 20h em sala virtual do aplicativo Google Meet, os interessados podem fazer sua inscrição no link até o dia da oficina.

LINK PARA INSCRIÇÃO

No período de 18 a 21 de Janeiro a programação continua com a realização de mesas redondas que irão debater os diversos temas que atravessam a brincadeira de são joão, com a participação de convidados especiais com referências no movimento junino cearense os debates acontecerão no google meet com os seguintes temas:
Mesa Redonda 1 – Quadrilha Junina e Patrimônio Cultural Cearense – 18/01 20h
Mesa Redonda 2 – O processo de pesquisa e criação do espetáculo junino – 19/01 20h
Mesa Redonda 3 – Repertório e musicalidade na cultura junina – 20/01 20h
Mesa Redonda 4 – O Sertanejo e as tradições juninas – 21/01 20h

Toda programação é gratuita e aberta a todos os públicos de todas as idades, como também disponibilizam de interpretes de Lingua Brasileira de Sinais – Libras para os participantes com deficiência auditiva. “Convidamos todos os entusiastas da cultura junina a vir debater e compartilhar experiências com a gente nesses tempos tão difíceis para a cultura” reforçou o Mestre Júnior Alves Brincante e líder do grupo. Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do fundo estadual da cultura, com recursos provenientes da lei federal n 14.017, de 29 de Junho de 2020, Secretaria Especial da Cultural, Ministério do Turismo, Governo Federal.