Banco do Brasil anuncia fechamento de 361 unidades e plano de demissão voluntária para 5 mil funcionários

Blog do  Amaury Alencar
0

 






O anúncio do Banco do Brasil foi realizado em comunicado ao mercado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O anúncio do Banco do Brasil foi realizado em comunicado ao mercado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 11, em comunicado ao mercado, redimensionamento de sua estrutura organizacional e duas modalidades de desligamento voluntário para 5 mil funcionários. As medidas devem ser implantadas ainda neste primeiro semestre de 2021. Serão desativadas 361 unidades da instituição, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA).


O banco afirma que as mudanças estão em linha com os objetivos estratégicos de centralidade no cliente e incremento da eficiência operacional e proporcionarão ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do País. E, além da desativação das 361 unidades, ainda estão previstos:

- Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências.

- Transformação de145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento.

- Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios.

- Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.

"A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais. Além disso, com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e potencializando a satisfação e a fidelização", informa.

A instituição estima, com as medidas, economia líquida anual com despesas administrativas de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Demissões

As duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários aprovadas são: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas Unidades do banco; e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. As ações possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão.

A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. Mas, o número final de adesões e impacto financeiro ainda serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos das medias, o que ocorrerá até 5 de fevereiro. 

o  Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)