Ministro Rogério Marinho divulga resultados da perícia sobre rompimento da Barragem Jati, no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 




O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, divulgará às 19h15 desta terça-feira (1º) um comunicado com os resultados obtidos pela perícia independente contratada para apurar as causas do rompimento do duto que transporta as águas do Rio São Francisco da Barragem de Jati para o Reservatório Atalho. A divulgação será feita por meio de uma live no canal do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no YouTube.

O ministro responderá aos jornalistas que enviarem perguntas pelo e-mail: imprensa@mdr.gov.br.

O rompimento ocorreu em 21 de agosto e o Governo Federal deu pronta resposta ao episódio, garantindo a segurança das famílias que vivem no entorno da barragem. A Barragem Jati faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e está vertendo água para o Reservatório Atalho após intervenções para garantir o fornecimento de água para o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Projeto São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O Eixo Leste, com 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 10,8 bilhões.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)