Último dia do Sesquicentenário do Padre Cícero terá repique de sinos nas igrejas de Juazeiro do Norte e das cidades romeiras

Blog do  Amaury Alencar
0

 





Para anunciar o dia em que o Padre Cícero Romão Batista foi ordenado sacerdote, há 150 anos, igrejas matrizes e capelas de Juazeiro do Norte e de cidades romeiras farão badalar os sinos, na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, ao meio-dia. Seja por repique, dobre ou toque esses instrumentos têm grande simbologia no catolicismo popular, assim como os fogos, principalmente para o anúncio de solenidades. Os três sinos da Basílica Santuário, por exemplo, foram feitos pelo metalúrgico e relojoeiro Pelúsio Correia Macedo, pai do Monsenhor Macedo que foi pároco na década de 1920.

A TV Web Mãe das Dores, canal da Basílica Santuário no Youtube, transmitirá, ao vivo, em multiplataforma nas redes sociais, o badalar dos sinos em nove igrejas do Nordeste, apresentados por correspondentes.

“Essa iniciativa é para agradecer a Deus por todo o cuidado e dedicação que o Padre Cícero Romão teve para com o povo mais simples. E é isso que nós queremos, enquanto igrejas romeiras, enquanto nação, viver a unidade, mesmo distantes. O momento é de festa e de gratidão”, disse o pároco e reitor, Padre Cícero José da Silva.

Especialmente na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, terra edificada a partir do lema “Oração e Trabalho”, fomentado pelo Padre Cícero, a programação oferecerá seis horários de missas aos fiéis: quatro na Basílica Santuário e dois na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Elas permanecerão abertas a visitas e orações pessoais, mas as celebrações serão restritas a cinquenta por cento da capacidade de cada templo, sempre observando o distanciamento social e demais protocolos de biossegurança. O ponto alto será a missa solene das 19h, presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, concelebrada pelos padres da Basílica. Toda a programação será transmitida pela TV Web Mãe das Dores e pelas redes sociais.

Confira a programação detalhada:

6h, 9h, 12h e 19h – Missa na Basílica Santuário;

7h e 16h – Missa na Capela do Socorro;

10h- Programa Viva Meu Padim- 150 anos de ordenação

12h- Programa 150 anos de ordenação do Pe. Cícero- Giro pela nação romeira

12h – Salva de fogos e repique dos sinos

15h – Terço da Misericórdia

18h – Terço Mariano

20h30 – Show Pirotécnico

Foto: Arquivo fotográfico de Renato Casimiro

Por Assessoria de Impressa da Basílica Santuário / Juazeiro do Norte

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)