Professora do CArtes toma posse como Pró-Reitora Adjunta de Extensão da URCA

Blog do  Amaury Alencar
0

 






A nova Pró-Reitora Adjunta da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a professora Dra. Cecília Maria de Araújo Ferreira, tomou posse para o cargo no último dia 16. A posse ocorreu no Gabinete da Reitoria e observou todos os cuidados e orientações dos órgãos de saúde pública em função da pandemia da COVID-19.

Estiveram presentes na Solenidade o Magnífico Reitor, professor Lima Júnior, o Vice-Reitor, professor Carlos Kleber, a Pró-Reitora Titular da PROEX, professora Sandra Nancy, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Ana Maria Parente, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Irwin Alencar, o Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor João Luiz do Nascimento Mota, os servidores José Nilton e Rose Bezerra, o professor do Departamento de Teatro, professor Luiz Renato e o Chefe de Gabinete, professor Edmar Pinheiro.

O Magnífico Reitor, professor Lima Júnior, ressaltou os serviços prestados pela professora Cecília desde que ela chegou à URCA, destacando a sua dedicação ao projeto de fortalecimento do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (CARTES), sua maturidade e capacidade de trabalho. Detalhou alguns pontos da agenda da PROEX que precisam ser consolidados, a exemplo da creditação da extensão, cujo processo de construção foi iniciado no ano passado.

O Vice-Reitor, professor Carlos Kleber, falou da sua alegria da chegada da professora Cecília na Administração Superior e fez questão de salientar que ela sempre esteve presente na dinâmica cotidiana do CARTES, com trabalho consolidado no Departamento de Teatro, notadamente nos campos da criação artística e o seu diálogo com os processos de ensino-aprendizagem.

Professora Sandra Nancy, Pró-Reitora Titular, fez a acolhida da professora Cecília Maria e falou da satisfação de tê-la como pró-Reitora Adjunta. Lembrou do seu trabalho no Centro de Artes e elencou alguns pontos da agenda da PROEX e sua relação com o trabalho, já desempenhado pela professora Cecília no âmbito do CARTES.

Professora Cecília Maria destacou a alegria em assumir essa função na Universidade Regional do Cariri e seu desejo de contribuir para a continuidade da construção de um conjunto de atividades e ações que fortaleçam as políticas da extensão no âmbito da URCA. Agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para à construção coletiva.

Professora Cecília Maria é docente Adjunta do Departamento de Teatro no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2009. É Doutora em Artes Pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2017, na linha de pesquisa Arte e experiência interartes na educação, tendo defendido a tese intitulada “Processo de encenação como  processo  de ensino/aprendizagem de teatro: estudo de caso Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA)”, em 2017. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2009, na linha de pesquisa Poéticas e processos de encenação. Especialista em Arte-Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minhas Gerais (PUC-MINAS) em 2008. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA), em 2000. Encenadora, Atriz, Dramaturga e Produtora Teatral da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Criação e Recepção Cênica (LaCrirCe) CNPq/URCA. Desenvolve pesquisas em processo de criação artística, em processo de ensino/aprendizagem do teatro e formação de professores de teatro.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)