DONA MARIA JÚLIA MOREIRA: SÍMBOLO DO PROTAGONISMO FEMININO TAUAENSE.

Blog do  Amaury Alencar
0

 




                            



Hoje, pela manhã, recebi com tristeza, por parte da professora Léia Mendes, a notícia do falecimento da senhora Maria Júlia Moreira, nascida em 22/09/1925 e uma das fundadoras da Vila Joaquim Moreira (Café das Primas).
Dona Maria Júlia, em sua juventude, ao lado de suas amigas (posteriormente identificadas como primas) Maria Gessina e Eridan, fundou um ponto comercial para lanches (um “café”), o histórico Café das Primas, que serviu de referência para a expansão da Vila Joaquim Moreira, no distrito de Marrecas, Tauá.
Que Dona Maria Júlia descanse na paz de Deus e que na Eternidade, ao lado de suas amigas/primas, saboreie um café com o aroma do protagonismo feminismo. Que os tauaenses valorizem esse legado histórico!
Meus sentimentos a todos os seus familiares.
Abaixo, transcrevo um trecho do livro “Anotações Históricas dos Distritos der Tauá, que publiquei neste ano pela Editora Caminhar (p. 50):
“Às margens da BR-020, foi fundada a povoação de Café das Primas, anteriormente conhecida como Riacho das Roças, em referência ao curso d’agua adjacente, que atualmente está identificado nos mapas oficiais como riacho São José. A denominação atribuída à comunida­de foi uma homenagem às amigas (identificadas como primas) Maria Júlia Moreira, Maria Gessina da Silva e Eridan de Brito, que instalaram uma barraca para a comercialização de café, bolo e pão de ló, além de outras opções, aos viajantes que passavam na antiga estrada, que foi substituída pela rodovia federal. Esta, cuja construção iniciou-se em 1958, chegou ao Café das Primas nos últimos anos da década de 1960, promoven­do um significativo impulso populacional.
Em 1973, sua denominação foi alterada para Joa­quim Moreira (em homenagem a um de seus primeiros habitantes e pai de Maria Júlia, uma das “primas”). Gra­ças ao seu crescimento nas últimas décadas, atualmente se constitui como uma das maiores vilas do Município.”


autor do Texto Professor Alcimo Viana

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)