Conselheira comunitária mais antiga do Ceará recebe homenagem da SSPDS

Blog do  Amaury Alencar
0

 






Ao som da canção “Velas do Mucuripe”, a mais antiga conselheira comunitária de Defesa Social (CCDS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará foi homenageada, na manhã desta quarta-feira (25). Otacília Verçosa, 92 anos, conhecida por dona Tatá, recebeu um certificado de relevantes serviços prestados das mãos do secretário da SSPDS, Sandro Caron.

A iniciativa ocorreu nas dependências da Associação dos Idosos do Mucuripe Oscar Verçosa, que leva o nome do pai de dona Tatá, e onde também está a sede do Conselho de Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Mucuripe. Com a presença do coordenador de Defesa Social (Codes) da SSPDS, tenente coronel Bernardo Aguiar, e de outros conselheiros comunitários de regiões circunvizinhas, dona Tatá assistiu a um vídeo com fotos de toda a sua história à frente do CCDS. Em seguida, ela recebeu das mãos de Sandro Caron, o certificado de relevantes serviços prestados ao Sistema de Segurança Pública Estadual e a toda a sociedade cearense. A moradora do bairro atua em serviços comunitários no território há pelo menos 40 anos.

“É uma pessoa que é um exemplo para todos os CCDSs e para toda a sociedade cearense. A ação hoje mostra o quanto é importante para a Secretaria da Segurança Pública esse trabalho social. A gente sabe que é a melhor forma de prevenir e de proporcionar a segurança pública é trabalhando muito mais nas causas do que nos efeitos. Então é uma honra fazer essa justa homenagem à Dona Tatá que serve de exemplo para todos nós”, revelou o secretário da SSPDS.

Em sua fala, dona Tatá comentou sobre a alegria de receber a visita do gestor. “Essa homenagem ficará eternamente no meu coração. A presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará é uma honra muito grande para a casa e para todos nós do Mucuripe. Ele (secretário) é alguém muito simpático e que sabe conduzir todas as lideranças com muito carinho e dedicação”, revelou.

Já das mãos do tenente coronel Bernardo Aguiar, dona Tatá recebeu a nova blusa do CCDS, de cor azul. Feliz e orgulhosa por todo o seu legado, ela apresentou toda a sede, com fotos, quadros e capelas, que estão à disposição dos moradores da região. “Em primeiro lugar quero agradecer a disponibilidade do nosso secretário. Como ele disse o combate à violência deve ser efetivado de todas as formas e principalmente com foco nas causas. Por isso que ele decidiu prestigiar o trabalho histórico, um trabalho que se confunde com a própria história dos movimentos do bairro. A dona Tatá é a liderança com maior idade entre todos os CCDSs do Estado do Ceará, e o secretário veio prestar essa homenagem individual a ela como forma de reconhecimento da importância desses cidadãos e dessas cidadãs como forças ativas e amigas na construção dessa cultura de paz no nosso Estado”, destacou o coordenador do CCDS.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)