Carga de Banana - Polícia Federal realiza em Barbalha operação contra o tráfico internacional de drogas

Blog do  Amaury Alencar
0

 







A Polícia Federal desencadeou, nesta segunda-feira (9), uma operação contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Foram emitidos, ao todo, quatro mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão para a operação Símios, que acontece em Pernambuco, no Ceará e em outros quatro estados. 

No Ceará, os mandatos estão sendo cumpridos na cidade de Barbalha. As primeiras investigações dão conta de há pessoas e Barbalha e Juazeiro do Norte envolvidas no esquema.


As investigações começaram com a apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas, no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019. Segundo a Receita Federal, responsável pelo flagrante, o material seguiria para a Bélgica.


A ação desta segunda-feira foi desencadeada no Recife, Natal e no interior do Ceará, Piauí, São Paulo e Mato Grosso.


Segundo a PF, a organização criminosa tinha como especialidade o transporte e armazenamento de cocaína em grandes quantidades em território nacional, além da ocultação em cargas exportadas via portos brasileiros para a Europa em contêineres.


Os integrantes do grupo criminoso ficavam espalhados pelo Nordeste do país, com atuação também no Norte e ligação com "lavadores" de dinheiro na região Sudeste e Centro-Oeste, segundo a PF.


Além disso, apontaram os investigadores, o grupo tem raízes no roubo e furto de cargas e, por isso, já foi alvo da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010 nos estados de Rio Grande do Norte e Paraíba. Nesta segunda, a ação foi desencadeada em conjunto com outra no Pará.


A investigação contou com apoio da Receita Federal. A PF afirmou que 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

(Com informações do G1)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)