Alunos do IFCE DE Crateús curso de Química são finalistas em prêmio nacional

 






Exibir carrossel de imagensAlunos comemoram premiação

Alunos comemoram premiação

Alunos do curso técnico integrado em Química do IFCE campus de Crateús tiveram trabalho selecionado para a etapa final da 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. O prêmio é promovido pela Samsung e tem como objetivo incentivar projetos de investigação, experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O resultado da etapa final será divulgado no dia 19 de novembro e os ganhadores serão escolhidos por júri popular, em votação pública de 12 a 18 de novembro.

O projeto dos estudante de Crateús é orientado pelo professor Raimundo Nonato Lima Júnior, coordenador do curso técnico integrado em Química. Com o título “Uso de quitosana como biocoagulante para o tratamento de águas de alta turbidez”, o trabalho foi destaque em outros eventos, tendo recebido menção honrosa na 3ª Feira de Ciências do Agreste Pernambucano e credenciais, no mesmo evento, para participação na 4ª Feira Mineira de Iniciação Científica, que ocorre entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2020.

O professor Nonato Júnior avalia a participação dos alunos como positiva para seu desenvolvimento. O coordenador defende a importância do estímulo à pesquisa: “Mesmo nesse período de pandemia temos conseguido desenvolver trabalhos práticos, atividades de laboratório e de pesquisa”. Para ele, a construção do projeto tem favorecido também o processo de socialização dos alunos, o que tem trazido resultados importantes na formação desses estudantes.

Equipe vitoriosa

O estudante Pedro Henrique de Souza Lima conta que sua participação no Prêmio Respostas para o Amanhã proporcionou ter novas experiências, adquirir conhecimento e conhecer pessoas interessantes. “Estar nessa final foi uma experiência muito marcante para mim”, ele relata. “A sensação de ver o nome da nossa equipe na final foi maravilhosa”.

Francisca Flaviana de Moura Sousa também agradece a oportunidade de participar. “Com o nosso trabalho, aprendi a ter mais responsabilidade, respeito e empatia, poder compartilhar conhecimentos e valorizar cada vez o espaço no qual eu estudo”, disse. Flaviana destaca ainda razões para o sucesso: “Nosso trabalho em equipe, a parceria e, claro, a paciência foram fundamentais para ter chegado onde estamos”.

Gratidão também é o sentimento manifestado por Bruno Palhano Ximenes. “Graças a esse projeto, a gente pôde particicipar de experiências incríveis, como o Prêmio Respostas para o Amanhã”. Para ele, está sendo uma experiência muito rica de aprendizado.

Prêmio Respostas para o Amanhã

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec Educação). A premiação, de abrangência nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica eu tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.