Veja a lista dos candidatos mais jovens a disputar o cargo de prefeito no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0








                                             foto > Divulgação 



Com a média brasileira para candidatos a gestor municipal sendo acima dos 40 anos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a região do Cariri aparentemente registra bom número de concorrentes ao cargo de prefeito abaixo desta faixa etária. Mesmo com a média de idade maior, se comparado com as eleições municipais de 2016, o destaque vai para o registro de 17 candidaturas entre os nascidos nas décadas de 1980 e 1990.

Os candidatos mais jovens a prefeito são nos municípios de Jati, com a candidata Mônica Mariano (PSD), e em Santana do Cariri, com o candidato Pedro Henrique (MDB), ambos possuindo 30 anos. Jati possui apenas dois candidatos a disputar a Prefeitura Municipal. Mônica Mariano (PSD) e Dr. Aristóteles (PSB), possuem 30 e 31 anos, respectivamente, e os dois são os candidatos mais jovens a concorrerem sozinhos ao cargo na cidade e também no Cariri.

No Crajubar, o candidato mais jovem disputa eleição para prefeito de Barbalha. Dr. Guilherme (PDT), tem 34 anos, sendo esta a sua primeira candidatura e também o mais novo dentre os candidatos nas três principais cidades da região. Seu candidato a vice, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Vevé Siqueira (PT), também é um dos mais jovens a disputar o cargo na região, tendo 28 anos.

De todos os municípios caririenses, o que possui maior idade dentre estes é Pedro Marcos (MDB), candidato a gestor municipal em Abaiara, com 40 anos.

Mesmo não fazendo parte dos limites da nossa região, o município de Aiuaba, nos Inhamuns, é o mais próximo de nós a contar com um candidato abaixo dos 30 anos. Victor Valmir (PSB), de apenas 25 anos, também é o candidato mais jovem do Centro-sul cearense.

A média de idade dos candidatos que solicitaram registro para as eleições municipais em todo o país em 2020 é de 45,6 anos. O número cresce pelo menos desde 2012, quando era de 44,4 anos. No Cariri, a média das candidaturas também segue o índice, com registro de candidatos abaixo desta faixa etária em 16 dos 29 municípios da região.



PartidoIdade
AbaiaraPedro MarcosMDB   40
BarbalhaDr. GuilhermePDT   34
Campos SalesJoão LuizPDT  38
CaririaçuKassyana FeitosaPL   39
GranjeiroFabiano de Raimundo BrancoMDB    35
JardimClea LuzPDT    38 
JatiMonica MarianoPSD    30 
JatiDr. AristótelesPSB    31 
Lavras da MangabeiraRonaldo da MadeireiraPSD     34
MauritiProfessor FelizardoPROS   38
MilagresAbraãoPSD     36
Missão VelhaDr. LorimPDT     36
Nova OlindaDr. ItaloPP       34
PenaforteDr. RafaelMDB    37 
PotengiEdson VeriatoPSOL    34
Santana do CaririPedro HenriqueMDB      30
Várzea AlegreRibamar da TopicPP          37                               







Metodologia

A consulta da média de idade dos candidatos nas Eleições 2020 foi realizada através do repositório de dados eleitorais do TSE, onde há todos os dados sobre os registros solicitados pelos partidos para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Os números de 2020, no entanto, são preliminares e os de eleições anteriores podem apresentar algumas inconsistências. Isso ocorre porque o tribunal não elimina de seu sistema os pedidos de candidatura que são negados ou que são retirados.

Isto faz, por exemplo, com que haja número diferente de candidatos a prefeito e a vice (o sistema mostra prefeitos sem vice e vice-versa). Para o candidato aparecer na urna, no entanto, é preciso que a chapa esteja completa.  


( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)