Seminário apresenta cenário das bacias hidrográficas da Ibiapaba e Sertões de Crateús

Blog do  Amaury Alencar
0

 










O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (06), às 14h, o Seminário Regional das Bacias Hidrográficas da Serra da Ibiapaba e dos Sertões de Crateús.

O evento acontece de forma virtual, pela plataforma Zoom, e integra a programação do Pacto pelo Saneamento Básico. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui no LINK. A iniciativa visa promover a inegração institucional e fortalecer as políticas públicas de saneamento básico, objetivando apoiar a universalização desse serviço.  

A Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba possui uma área de 5.987,75 km², compreendendo as redes de drenagem dos rios Pejuaba, Arabê, Jaburu, Jacaraí, Catarina, Pirangi, Riacho da Volta, Riacho do Pinga e Inhuçu. A região hidrográfica é composta por 10 municípios – Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipueiras, Poranga, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará – e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 141.000.000 m³, com um açude monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Também será analisado no evento o cenário da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, que dispõe de uma área de 10.821 km², compreendendo a rede de drenagem do rio Poti. Composta pelos municípios de Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Novo Oriente, Poranga, Ipueiras, Quiterianópolis e Tamborile, essa bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 446.685.647 m³, com 10 açudes monitorados pela Cogerh.

O seminário contará com apresentações, por eixo, da realidade dos municípios citados, conforme levantamento feito pela coordenação técnica do pacto, informa a coordenadora Rosana Garjulli. Os dados serão encaminhados em cadernos temáticos aos participantes, que poderão fazer perguntas pelo chat.

Nos seminários anteriores, foram apresentados os cenários da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado, das Bacias Metropolitanas, da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e da Bacia Hidrográfica do Acaraú. Serão realizados ainda outros quatro seminários, sobre as bacias do Coreaú, do Curú e Litoral, do Médio e Baixo Jaguaribe e do Alto Jaguaribe.

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos é um órgão de pesquisa, educação e memória da Assembleia Legislativa e tem por atribuição oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

(*)com informação da AL




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)