Professor do Departamento de Matemática da URCA ganha Prêmio Capes de Tese 2020

Blog do  Amaury Alencar
0

 




                          




O professor Alexsandro Coelho Alencar, do Departamento de Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA) ganhou o Prêmio Capes de Tese 2020. A premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, considerando itens como relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, inovação e valor agregado pelo sistema educacional. Desde 2006, o prêmio está em sua 15ª edição, na qual concorreram este ano 1.421 candidatos, sendo uma tese premiada em cada área de conhecimento tipificada na Capes, totalizando 49 prêmios.

O professor em alusão foi o vencedor do prêmio na área de Ensino, com a tese intitulada “Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de Matemática no interior do Ceará”. A pesquisa que deu origem à tese foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, campus de Rio Claro (SP), orientada pelo professor Antonio Vicente Marafioti Garnica, no âmbito do Grupo de História Oral e Educação Matemática (Ghoem). A tese foi defendida em 2019 e concorreu ao prêmio em 2020, como é de praxe.

Trajetória acadêmica na URCA

O professor Alexsandro Coelho Alencar (professor Alex, como é mais conhecido) é prata da casa. Formou-se em Matemática pela URCA no ano de 2006. Ingressou no mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde pesquisou sobre a História da Matemática no livro didático de Matemática. Na ocasião, já foi destaque ao ter a sua dissertação aprovada “com louvor”, tendo esta servido de base para estudos futuros no mesmo programa de pós-graduação. Em 2011, o professor Alex ingressou no quadro de professores efetivos da URCA, depois de concurso prestado no ano anterior. Em 2015 entrou no doutorado em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, programa reconhecido por ser pioneiro na sua área de atuação e referência em pesquisa na América Latina.

Tese escrita na forma de monólogos e diálogos

A tese “Vozes do Cariri” é toda escrita na forma de monólogos e diálogos. Conta histórias de professores que ensinaram Matemática no Cariri cearense desde a década de 1970, narradas pelos próprios professores, e faz análises histórico-filosóficas sobre temas sociais, culturais, políticos e religiosos, com foco na esfera educacional e, mais especificamente, na formação de professores.

Para o professor Alex, a premiação é uma forma de reconhecimento pelo criterioso trabalho de pesquisa realizado, pelo deslocamento do tradicional cânone acadêmico na forma de escrita e pela consistência teórico-metodológica no tratamento dos dados produzidos. O trabalho também põe em evidência a URCA e a região do Cariri, tanto pela origem do pesquisador, quanto pelo tema tratado na tese.

A tese também está concorrendo a um edital para ser publicada como livro pelo Selo Cultura Acadêmica, da Fundação Editora Unesp, e ainda concorre ao Grande Prêmio, no final deste ano, que agraciará com uma bolsa de estudos em âmbito internacional três dos 49 ganhadores do Prêmio Capes de Teses.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)