Polícia Federal deflagra mais uma fase da Operação Lava Jato Eleitoral no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (16) a operação “MARQUETAGEM” com o objetivo de dar cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral de Fortaleza, na capital cearense e nas cidades de São Paulo e Salvador.

A investigação consiste em mais uma fase a Operação Lava Jato Eleitoral que teve início em 2018 com a colaboração premiada dos executivos do Grupo J & F. A ação de hoje busca angariar maiores elementos que comprovem as condutas potencialmente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários oriundos do Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará – PROAPI, em troca do recebimento de vantagem indevida.

Os pagamentos, totalizando o montante de R$ 25.000.000,00, teriam ocorrido por meio da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias, bem como através de doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014.

Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa. A operação foi batizada de Marquetagem, em alusão ao significado do termo que define o uso da publicidade distantes dos valores éticos.

*Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)