Oficina virtual vai discutir alternativas do uso do fogo na agricultura

Blog do  Amaury Alencar
0

 







 

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promove oficina virtual sobre “Alternativas ao Uso do Fogo na Agricultura”, com foco na Caatinga e Mata Atlântica. Serão dois dias de trabalho, com duas atividades por dia. Para participar on-line, basta acessar o link https://bit.ly/377OMUu. O primeiro encontro acontece na tarde desta quinta-feira (29), às 14h, quando a Associação Caatinga apresentará as riquezas e potencialidades da Caatinga. Em seguida, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) coordena o painel “Impactos da Antropização do Bioma Caatinga” onde vai mostrar áreas degradadas e susceptíveis à desertificação, decorrentes de desmatamento e queimadas, no Ceará.

O primeiro dia encerra com o painel temático, “A cultura do uso do fogo, nas atividades agrícolas”. De acordo com Viviane Monte, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), será dividido em três etapas. “Convidados representando o Ibama, Semace e SEMA vão apresentar temas relevantes no contexto do uso do fogo na agricultura”, disse. “Vamos debater sobre licenciamento; aspectos legais; atividades agrícolas e não agrícolas que podem causar incêndios; responsabilidades; como diferenciar queimada controlada, de incêndio florestal, além de apresentar Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna)”, completa.

Na manhã de sexta-feira (30), às 9h, os trabalhos serão retomados. O primeiro painel vai tratar das práticas sustentáveis como alternativas ao uso do fogo na agricultura. “O objetivo é demonstrar que nos biomas Caatinga e Mata Atlântica, por meio do uso sustentável dos recursos naturais, é possível garantir a produção familiar”, explica. Os facilitadores do encontro virtual são técnicos da Embrapa e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A oficina será encerrada com a apresentação de experiências bem-sucedidas nos dois biomas. Os internautas terão espaço para interagir com os facilitadores, durante os dois dias de oficina, por meio de perguntas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)