#NotaDePesar // Nosso Mestre Raimundo dos Irmãos Aniceto se encantou, fez sua passagem

 

Com muita tristeza e pesar, a Secult Ceará comunica o falecimento, na noite da quinta-feira (15 de outubro), do nosso querido Mestre Raimundo dos Irmãos Aniceto. Ele estava hospitalizado na cidade do Crato e vinha com a saúde frágil. Siga na luz, mestre.

“Seu Raimundo agora é mestre encantado. Vai tocar pife com mestre Antônio na cabaçal de seus antepassados que tocam no firmamento

Mestre Raimundo Aniceto vem do tronco velho dos Kariri. Herdeiro de tradição secular, Mestre Raimundo é um grande griô brasileiro das artes e dos saberes das bandas cabaçais do Sertão do Cariri cearense e nordestino. Era um maestro tocando pife e um exímio dançarino, juntando cultura e natureza com sua arte. Ao longo de sua vida transmitiu com amor e espírito comunitário seus saberes ancestrais reinventando o seu Cariri.

Mestre Raimundo se encantou e vai seguir tocando seu pife com seu irmão Mestre Antônio e todos seus antepassados lá no firmamento. Mas continuará inspirando seus filhos, sobrinhos e netos que fazem a família Aniceto e a todo mundo que toca e é tocado pela cultura popular e tradicional, onde ele foi, é e sempre será mestre.

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto – que já atravessou dois séculos – seguirá com seus ensinamentos na jornada do tempo da natureza e da cultura”, afirma Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Desde 2004, o Mestre Raimundo Aniceto foi reconhecido pela Secretaria da Cultura do Estado como Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, recebendo diploma concedido pelo governador. Participou de várias edições do Encontro dos Mestres do Mundo, promovidas pela Secult.

Mestre Raimundo, o Ceará celebra sua vida, sua alegria, sua cultura. O dia hoje é de silêncio e de saudade da sua dança, do tocar bonito e animado do seu pífano. Que seus familiares e amigos encontrem alento e que você, Mestre, encontre paz e luz. Que continue a tocar seu pife pra nos animar.

Mais sobre os Irmãos Aniceto

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (pai do Mestre Antônio).

Fotos: Felipe Abud / Secult Ceará

#SecultCe

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib