Juazeiro do Norte: MP orienta sobre procedimentos legais para que venda de combustível conte como gasto de campanha

Blog do  Amaury Alencar
0

 






O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 28ª Zona, expediu a Recomendação destinada aos proprietários e administradores de postos de combustível do Município de Juazeiro do Norte, ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (SINDiPOSTOS Ceará), as autoridades policiais e agentes federal, civil e militar, e à população. O intuito é orientar sobre como as despesas com combustíveis de veículos em carreatas podem ser declaradas como gastos eleitorais de campanha, bem como, sobre a conduta adequada na comercialização do produto, nos termos da legislação.


O promotor eleitoral, José Carlos Félix da Silva, recomenda que seja observada a Resolução nº 23.607/2019, que autoriza como gastos eleitorais de campanha as despesas efetuadas com combustíveis a veículos em eventos de carreata, até o limite de 10 litros por veículo, desde que atendidas as exigências legais. Vale ressaltar que de acordo com o artigo 35, parágrafo 11, inciso I, da referida Resolução, os custos com combustível são considerados gastos eleitorais apenas na hipótese de apresentação de documento fiscal das despesas no qual conste o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da campanha. Ainda, no que diz âmbito da prestação de contas, deve ser indicada a quantidade de carros e de combustíveis utilizados por evento.


Além disso, a comercialização deve ser formalizada através de contrato com o posto revendedor ou de venda com emissão de nota fiscal em que fique registrada a identificação do candidato, com o número do CNPJ de campanha e a referência do cheque de campanha utilizado para o pagamento. No caso de vendas por meio de tickets, vales, requisições ou similares, deverão ficar expressamente identificados a numeração de controle, a placa do veículo abastecido, o nome e a assinatura do motorista responsável pelo abastecimento, inclusive com a quantidade de litros fornecidos. Os postos devem se abster, ainda, de vender combustíveis para candidatos por meio de pagamento em espécie, devendo ser exigida a utilização de cheque de campanha ou de transferência bancária. Outra abstenção recomendada é na emissão de tickets, vales, requisições ou similares para pessoas físicas ou jurídicas, sem a existência de contrato escrito e antecipado ou de venda prévia com registro de nota fiscal.


No documento, o promotor eleitoral frisa que em caso de não formalização de contrato prévio e escrito no abastecimento para carreatas, deverá ser emitido o cupom fiscal para cada um dos abastecimentos realizados, constando a identificação da placa do veículo abastecido, nome e assinatura do motorista responsável pelo abastecimento, e a quantidade de litros fornecidos. Assim, ao final, deve ser emitida a nota fiscal com nome e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pelo pagamento. O membro do MP salienta que é proibido o abastecimento para carretas em veículos públicos, nos de uso de que dependa de cessão ou permissão do poder público e nos bens de uso comum do povo.


Todos os documentos devem ficar à disposição do MPE para fins de consulta e informação. Conforme o promotor eleitoral José Carlos Félix da Silva, a distribuição gratuita e desmedida de bens ou valores (incluídos aí combustíveis) em período eleitoral pode configurar crime de compra de votos, podendo ensejar ainda representação específica por captação ilícita de sufrágio

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)