IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro realizada pela URCA

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Com uma série de palestras e debates, foi realizada a IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA), transmitida através do canal do Centro de Artes Violeta Arraes no YouTube. O evento contou com webinários, oficinas, compartilhamento de pesquisas (conclusas e em andamento), além de apresentações artísticas no formato live e em vídeo.

Com o tema principal VIDAS REMOTAS, REMOTAS VIDAS: A produção teatral no campo do virtual e as reverberações na formação de artistas-professoras/es-pesquisadoras/es, o Departamento de Teatro, do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (CArtes) da URCA, encerrou o evento no último dia 23.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o evento aconteceu de forma online, contando com a presença de pesquisadoras/es, professoras/es, artistas e coletivos locais, regionais e nacionais, com a premissa de discutir sobre teatro, práticas artísticas virtuais e o processo de ensino/aprendizagem em/sobre teatro no contexto virtual, além de tratar da inclusão e exclusão digital; o novo processo de criação artística; questões de gênero, sexualidade e raça no fazer teatral; etc.

A IV Semana do Curso de Licenciatura em Teatro contou com parcerias importantes. A segunda edição do Festival de Teatro Universitário da URCA (FUTURCA), recebeu espetáculos teatrais produzidos por estudantes de Teatro de outras universidades brasileiras e apresentando um trabalho “da casa”, o espetáculo “Mata” (Encenação da Profa. Ma. Daniela Alves e atuação da estudante Taynaria Romão).

Abertura contou com a presença do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, além do vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira, a direção do Centro de Artes, e a coordenação do curso de Teatro, onde foram destacadas principalmente a importância da reflexão proposta pela temática, num momento de pandemia. O Reitor ainda ressaltou a alegria de acompanhar as semanas de teatro realizadas ao longo dos anos, tratando do fortalecimento da agenda do aluno e da Universidade.

Para ele, esse trabalho reflete uma dinâmica do curso de Teatro e do Centro de Artes com um tema provocativo e reflexivo em relação ao tempo em que se vive, principalmente no que diz respeito da vivência com as tecnologias. Para o diretor de Centro, Jerônimo Vieira, esse é um grande desafio e que a cada momento as pessoas estão aprendendo a lidar com a nova realidade. “Esse é um tema importante e caro para todos nós”, afirmou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)