O fogo teve início na tarde desta segunda-feira e o risco para as moradias da Serra do Gadelha em Iguatu foi contido pela ação dos bombeiros

Um incêndio que atingiu uma área de vegetação nas proximidades de um conjunto de condomínios em Iguatu colocou os moradores em alerta diante do risco do fogo atingir os prédios residenciais. A região afetada fica localizada no distrito de Serra do Gadelha e, segundo relatório dos bombeiros, se a intervenção no local não tivesse sido rápida e assertiva, o fogo poderia ter atingido mais de um bloco de apartamentos.
No registro de uma moradora, é possível ver uma enorme cortina de fumaça preta e densa indo em direção a um conjunto de blocos de apartamentos, o clarão gerado pelo fogo também é visto por entre a nuvem de fuligem. De um bloco mais distante uma moradora filma a nuvem de fumaça e em tom emocionado roga por Deus e por misericórdia.

VEJA VÍDEO

O risco para as moradias foi contido pela ação dos bombeiros aproximadamente às 17h. Segundo informações do tenente-coronel dos bombeiros de Iguatu, Nijair Araújo, o combate foi focado em impedir o avanço do fogo. Na ação foram utilizadas bombas d’água costais, soprovarredores e “fogo contra fogo”.
Na estratégia utilizando o fogo, foram montadas linhas de defesa nas quais os bombeiros colocaram fogo de modo que o incêndio gerado por eles fosse contra o incêndio já existente, gerando assim a supressão de ambos os focos.
As ações foram assertivas e segundo relatório atualizado às 17h30min, o fogo remanescente, em bem menor intensidade, mudou de direção. Após a ação dos bombeiros, as chamas, agora enfraquecidas migraram em direção à encosta do barranco próximo aos condomínios.
Pelo fato da região ser de difícil acesso e os bombeiros terem necessidade de atuar em outras ocorrências que estavam em andamento, as chamas que sobraram foram deixadas para apagarem por si mesmas.
O tenente-coronel frisou que caso as chamas mudem de direção novamente, voltando em direção a área residencial, o fogo iria se extinguir naturalmente ao entrar em contato com a região já queimada anteriormente e com as linhas de defesas montadas pelos bombeiros.


Pinheirinho. Net 

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib