Nesta terça-feira (13), o Governo do Ceará criou a Unidade de Conservação Ambiental Monumento Gruta Casa de Pedra, localizado entre os municípios de Madalena e Itatira, e com uma área total de 65,5191 hectares. Com o decreto estadual assinado pelo governador Camilo Santana, a ação visa a proteção do patrimônio histórico e arqueológico da região, além das riquezas naturais. Reconhecida por sua importância para o desenvolvimento econômico e sustentável regional através do turismo controlado por ações ambientalmente corretas, terá visita pública assegurada às famílias assentadas.

“Trata-se de uma grande conquista para as populações assentadas da região, que têm esta reivindicação há muitos anos, para os dois municípios e para o Ceará. É a nossa 29ª. Unidade de Conservação estadual. Trata-se de um local belíssimo, com rudimentos arqueológicos e propício para o ecoturismo e educação ambiental. O decreto protegerá esta área tão relevante para nossa história e geografia para as futuras gerações”, assegurou Artur Bruno, secretário do meio ambiente.

A unidade será administrada pela Sema, que presidirá o conselho consultivo da unidade de conservação, constituído pela Associação dos Assentados de Umarizeiras, e das prefeituras de Madalena e Itatira, Incra, Iphan, ministério público estadual, e uma organização do terceiro setor.


Monólitos Post

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib