Estudante Caririense é aprovada em mestrado na Europa

Blog do  Amaury Alencar
0

 





Foto: arquivo pessoalAo longo de dois anos, Claésia Costa estudará na República Tcheca e na França

Ao longo de dois anos, Claésia Costa estudará na República Tcheca e na França

Depois de concluir a graduação em Sistemas de Informação no campus de Crato do IFCE, Claésia Costa já tem destino traçado: ela foi aprovada no mestrado em Linguagem e Tecnologias da Informação da Erasmus Mundus, um conjunto de prestigiados programas de mestrado financiados pela União Europeia. Contemplada com uma bolsa de estudos completa, Claésia terá todos os gastos cobertos, incluindo passagens, instalação, estadia e seguro.

O primeiro ano de Claésia estudando na Europa será na Charles University, em Praga, na República Tcheca. Depois, no segundo ano, ela se mudará para a França, onde estudará na University of Lorraine, na cidade de Nancy. "Em março, eu recebi o e-mail informando que tinha sido aceita com bolsa e quase não acreditei, porque parecia tão fora da realidade. Minhas expectativas são bem altas, porque é um programa em que vou morar em duas cidades e conhecer duas culturas diferentes, duas línguas completamente diferentes. As expectativas são boas, apesar da gente ter um pouco de medo do novo", conta ela.

Segundo Claésia, a experiência no programa começou em agosto, com uma Summer School (escola de verão) online, em que teve a oportunidade de conhecer alguns dos colegas com quem deve estudar no velho continente. Para ela, a conquista é fruto do trabalho realizado durante a graduação: "Eu tô muito feliz, porque isso quer dizer que todo o meu processo, todo o meu aprendizado, tudo o que eu fiz durante o curso teve um resultado positivo, porque esse era o meu objetivo, ingressar numa pós-graduação no exterior. Eu queria essa oportunidade pra mim". A previsão de Claésia é chegar à República Tcheca para as aulas presenciais ainda em 2020. Por enquanto, ela segue tendo aulas online.

Para quem tem o sonho de estudar no exterior, a dica de Claésia é a preparação: "O recado que daria seria se preparar, pesquisar bastante, tem muito vídeo e informação na internet, além de muitos grupos em que os candidatos se ajudam e trocam informação".

Alissa Carvalho - campus de Crato

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)