EMBRAPA capacitará o setor produtivo para obtenção do Selo ARTE para Manta de Carneiro dos Inhamuns

Blog do  Amaury Alencar
0

 





Um dos mais tradicionais produtos da ovinocultura no Ceará, a Manta de Carneiro dos Inhamuns, vai ganhar um impulso em 2021. A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) promoverá um conjunto de capacitações para funcionários de abatedouros, produtores rurais e técnicos de extensão rural da região, com objetivo de preparar o setor produtivo para que a Manta possa receber o Selo ARTE, certificação do Governo Federal para produtos de origem artesanal, que facilitará sua comercialização em território nacional.

As capacitações serão organizadas por meio de projeto integrado da Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com previsão de três cursos: capacitação em boas práticas agropecuárias para criadores de caprinos e ovinos e técnicos de extensão rural locais; capacitação em boas práticas de abate para funcionários de abatedouros da região; capacitação em boas práticas de fabricação para os processadores da Manta, os chamados “manteiros”. O projeto também prevê ações de divulgação da Manta, com suas características de produto artesanal e tradicional do território dos Inhamuns.

A expectativa é de que, com uma futura certificação do Selo ARTE, a Manta dos Inhamuns possa ser comercializada em qualquer parte do território nacional, conquistando novos mercados com agregação de valor ao produto. “Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita boas práticas agropecuárias e sanitárias. Para os produtores, são esperados ganhos diretos com a eficiência de custos e de qualidade nos processos de abate e beneficiamento da manta, além de aumentar a sustentabilidade da cadeia produtiva na região”, destaca a pesquisadora Lisiane Lima, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE).

Ela ressalta que todo este processo de treinamento, voltado para diferentes públicos, é necessário para atender aos requisitos de controle sanitário, inspeção e boas práticas de fabricação do produto exigidos para obtenção do Selo ARTE. “Além disso, os produtores necessitam de uma organização dos agentes produtivos, com planejamento e melhoria da produtividade, de forma que haja regularidade da oferta e escala de produção que atenda aos mercados potenciais”, afirma Lisiane.

A Manta de Carneiro é produto tradicional no território dos Inhamuns, obtida por um processo que começa com a desossa do animal e posterior salga e secagem da carne ao sol ou sombra. A qualidade nutricional desta carne, obtida a partir de ovinos deslanados, tem apelo mercadológico, pois ela apresenta menos gordura entre os músculos, menor taxa de colesterol e menos calorias em relação a outras carnes, como a bovina. Além disso, a produção da Manta de Carneiro dos Inhamuns envolve uma tradição cultural, sendo característica de um território em que a ovinocultura tem rebanho de 311.911 animais (dados do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE), distribuídos entre os cinco municípios (Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá), configurando o maior polo de produção do Ceará, com destaque para a agricultura familiar.

Selo Arte

O selo ARTE é uma certificação que permite que produtos de origem animal, com processo de fabricação artesanal, possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. A certificação permite comercialização interestadual. Mais informações sobre os critérios para obtenção do Selo estão na página o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/selo-arte/selo-arte

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa
caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br
Telefone: (88) 3112.7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

*Com informações da EMBRAPA

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)