Do estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), tendo por base as preliminares informações já divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chama a atenção o fato de que a polarização de candidaturas ocorrerá em considerável parte dos municípios brasileiros.

Apontam os dados que a disputa pelas prefeituras está polarizada entre duas candidaturas em 2.069 municípios do país, ou seja, em termos percentuais, em 37,1% do total das cidades brasileiras.

A população que decidirá entre dois candidatos nestes 2.069 municípios alcança a marca de 20, 9 milhões de pessoas, ou seja, 10% da população brasileira. Aprofundando as estatísticas, tem-se que serão 16,4 milhões de eleitores sendo disputados nestas cidades.

O Estado com o maior número de embates será o Piauí (137, 61%), seguido do Rio Grande do Sul (275,55%), Paraíba (120,54%) e Santa Catarina (136,46%). No Ceará, a polarização entre duas candidaturas ao Executivo Municipal ocorrerá em 40% das cidades, ou seja, em 73 municípios cearenses. 

Quanto aos Partidos que vão duelar em todo o país, tem-se: MDB x PP estarão disputando em 133 cidades, seguidos do PP x PSD em 80 municípios; o MDB x PSDB em 77; MDB x PSD em 60; PDT x PP em 55 cidades; PP x PT em 52 município; DEM x MDB em 49; DEM x MDB em 49 cidades; MDB x PDT em 47 cidades brasileiras; MDB x PL em 43 cidades brasileiras e, por fim, PSD x PT em 41 municípios do Brasil.

Os dados consolidados pela CNM foram publicados pelo TSE no dia 27 de setembro, mas vale aqui ressaltar que os dados do TSE ainda são preliminares, pois após o registro dos candidatos, é que o tribunal vai homologar cada um dos postulantes ao cargo, podendo haver indeferimentos que possam alterar estes dados.

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib