Cristo da Igreja do Céu é recolocado em Viçosa do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 





Capela será reinaugurada em novembro (Foto: Divulgação)
Capela será reinaugurada em novembro (Foto: Divulgação)

Após mais de um ano do desabamento de parte da torre da Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará (município distante 360,5 km de Fortaleza), o local deve ser completamente reinaugurado ainda no começo de novembro deste ano. A igreja já recebeu um novo cristo, que foi recolocado na tarde dessa quarta, 14. A informação é da atual secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município, Daniela Rufino. Ao O POVO, a gestora contou que a obra foi uma doação e é de autoria do escultor Pedro Pereira de Souza, famoso por suas obras sacras. A reforma da igreja está acontecendo por conta da Diocese da cidade.

Haverá uma solenidade de reinauguração, que será transmitida de forma virtual e contará com público reduzido. A nova estátua é de um material de fibra, feita pelo artesão da cidade de Saboeiro. O antigo Cristo, que foi danificado com o desabamento, foi reformado e colocado em um novo pedestal. O busto está exposto na logo na entrada da Igreja do Céu. Já a capela continua em processo de restauração de detalhes da parte interna e externa ainda serão finalizados.

Daniela Rufino afirmou que a celebração vai acontecer seguindo recomendações de saúde e segurança. A secretária contou estar bastante feliz, pois é "um momento histórico para a Cidade, para a retomada do turismo". "É um momento que emociona a todos por estarmos trazendo de volta a principal imagem que representa o Município. Viçosa é um referência pelo seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. Estamos nos sentindo muito gratos", afirmou.



Obra é do escultor Pedro Pereira de Souza
Obra é do escultor Pedro Pereira de Souza (Foto: Divulgação)


A história da igreja

Inaugurada em 14 de agosto de 1938 e dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, a igreja foi batizada pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota (1882-1959). Foi construída pelo monsenhor José Carneiro da Cunha, graças à ajuda e cooperação da população de Viçosa. Além da estrutura da torre, sobre ela havia ainda a imagem de Jesus Cristo esculpida pelo italiano Agostinho, Odísio Balmes, em 1939.

O local de acesso à igreja se faz por duas vias: pelos degraus, que somam 334 ao todo, ao redor das margens das 15 estações da via sacra, representando o martírio de Jesus Cristo; e pela estrada asfaltada às margens do cemitério municipal. Em 2018, a Igreja do Céu completou 80 anos.

Em entrevista ao O POVO na época do desabamento, o professor de Engenharia Civil e coordenador do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Estruturas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Esequiel Mesquita, afirmou que o prédio já dava sinais de instabilidades estruturais, apesar de reforma recente em 2016. “Sendo que as reformas foram para o entorno da Igreja”, afirma. As intervenções ocorreram na construção do Polo Turístico, Artesanal e Cultural Igreja do Céu, além de áreas de lazer, estacionamento, restaurante e área de eventos.

A estrutura da Igreja do Céu tem cinco metros de largura e 15 de comprimento. “O projeto tem sido uma articulação entre a diocese de Tianguá e a Prefeitura de Viçosa. A diocese é responsável pela região. Nesse projeto, vai ser priorizado as características originais da igreja de 1937”, apontou Esequiel Mesquita, já que as pedras de revestimento escondiam as fissuras da igreja. Dessa forma, estão sendo feitos levantamento e mapeamento dos tijolos, que serão utilizados exatamente no mesmo tamanho, conforme o engenheiro.

O projeto foi avaliado em R$ 300 mil e vai incluir a estabilização das fundações através de uma cortina de contenção. “Essa cortina é importante para isolar a igreja de futuras vibrações e movimentações do solo”, disse.

Vídeo mostra como deve ficar a Igreja do Céu após reforma 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)