Comunidade academica do IFCE Crato irá votar neste dia (8), para escolha da comissão eleitoral

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A comunidade acadêmica do IFCE vai votar para a escolha dos membros das Comissões Eleitorais Locais, no próximo dia 08 de outubro, de forma remota, utilizando o sistema eletrônico de votação Helios Voting.

Para acessar o terminal de votação será necessária a autenticação com as credenciais institucionais: login e senha do SUAP para servidores e login e senha do Q-acadêmico para estudantes. Clique AQUI para conferir a lista de candidaturas homologadas em cada campus.

Poderão votar os docentes e técnicos-administrativos pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente, bem como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. Cada eleitor votará em um candidato do seu segmento. 

Para aqueles que por algum motivo não tiverem disponibilidade de internet do dia da votação, serão disponibilizados terminais para votação presencial nos campi e na Reitoria. Um vídeo foi preparado pelo Departamento de Comunicação Social para explicar o funcionamento do processo.

Um tutorial com orientação sobre o processo de votação eletrônica e o uso do sistema Helios Voting está sendo preparado pelo Departamento de Comunicação Social, em parceira com a Diretoria de Tecnologia de Gestão da Informação.

Sobre o sistema

Helios Voting é um software livre, dotado de um mecanismo altamente seguro de computação e apuração eletrônicas dos votos que são criptografados antes de serem enviados. Ele foi desenvolvido por pesquisadores do grupo criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e possui auditoria aberta. 

O sistema  já vem sendo usado por várias instituições no Brasil e no exterior. Outros Institutos Federais que realizarão suas consultas para reitor(a) e diretores(as)-gerais de campus em 2020 também fizeram opção pelo Helios Voting, a exemplo dos Institutos Federais do Norte de Minas, Farroupilha, de Roraima e do Maranhão. Ele é também o sistema oficial para votações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)