Abertura da Semana Estadual de Proteção Animal acontece neste domingo

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Anualmente, em 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais, na data do Dia de São Francisco. Neste domingo, o Governo do Estado do Ceará promove a Semana de Proteção Animal (SEPA) 2020, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). O lançamento ocorre às 9h, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, e contará com a presença do titular da SEMA, Artur Bruno, e convidados. “Vamos celebrar a vida animal em todas as suas formas”, disse Bruno. A “Fauna Silvestre do Ceará” é o tema principal da SEPA 2020, que acontece de 4 a 10 de outubro.
Durante solenidade de abertura será apresentado o projeto do “Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Ceará”, trabalho que está sendo elaborado pela equipe do Programa Cientista-Chefe da SEMA. “Nesse período, queremos chamar atenção para as espécies ameaçadas no Ceará e para as medidas de conservação”, destaca Bruno. “Também será inaugurado o Cantinho dos Cães do Adahil Barreto, espaço destinado à convivência dos animais domésticos que frequentam a área”, informa Thaís Tavares, da Coordenadoria de Proteção e Defesa dos Animais (Coani/SEMA).
Thaís salienta que durante a solenidade de abertura da SEPA 2020, “em atendimento ao Decreto Estadual N° 33608/2020, será dada atenção especial para o cumprimento das medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras e a distância mínima de dois metros, de forma a evitar aglomeração”. Com exceção da solenidade de abertura, as atividades da SEPA 2020 serão realizadas por meio de plataforma online. “A Coani programou duas lives que serão transmitidas pelas redes sociais da SEMA, a publicação de sete cards temáticos sobre espécies ameaçadas e o lançamento de três vídeos educativos, sobre os animais silvestres da fauna cearense”, encerra.
Confira ações programadas para a SEPA 2020:
CARDS INFORMATIVOS
Publicação nas redes sociais, no período de 4 a 10 de outubro, de inúmeros cards com a figura de animais silvestres, da fauna cearense, ameaçados de extinção. São informações sobre aspectos biológicos e ecológicos, de cada espécie, e baseadas no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do ICMBio.
ABERTURA DA SEMANA DE PROTEÇÃO ANIMAL-SEPA 2020
Dia: 4 de outubro de 2020
Hora: 9h
Local: Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó.
Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres, Fortaleza.
LANÇAMENTO VÍDEOS TEMÁTICOS
Serão divulgados nas redes sociais da SEMA, vídeos com o objetivo de difundir conhecimentos básicos sobre a fauna silvestre, sobre as espécies invasoras e sobre a caça e a criação de animais silvestres, no Ceará.
Dia: 5 de outubro de 2020 (Segunda-feira)
Tema: Fauna Cearense
Dia: 7 de outubro de 2020 (Quarta-feira)
Tema: Combate à caça e à criação ilegal de animais silvestres.
Dia: 9 de outubro de 2020 (sexta-feira)
Tema: Espécies Invasoras.
LIVES
1-Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e o Impacto da Caça no Ceará
Dia: 6 de outubro de 2020 (Terça-feira)
Hora: 10h
Plataforma: YouTube Sema
Palestrantes: Marcelo Soares, Coordenador do Programa Cientista-chefe da SEMA; Daniel Cassiano Lima, Professor da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Coordenador de Táxon-Anfíbios.
Moderadora: Thaís Câmara (Coani/SEMA).
Participação especial: Secretário Artur Bruno
2-Criadouros licenciamento e venda de animais silvestres
Dia: 8 de outubro de 2020 (Quinta-feira)
Hora: 10h
Plataforma: YouTube Sema
Palestrantes: Roberto Cavalcante, Fiscal Ambiental da Semace; Miller Holanda Câmara,
Chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama, no Ceará
Moderadora: Mônica Carvalho (Coani/SEMA).






Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)