13º do Bolsa Família: mais de um milhão de cearenses podem não receber o auxílio

Blog do  Amaury Alencar
0

 







Mais de um milhão de cearenses beneficiários do Bolsa Família podem não receber o 13º do auxílio neste ano. Pago no ano passado e prometido pelo governo, o benefício pode não chegar no bolso de quem faz parte do programa. Isso porque segundo o Ministério da Economia, não há previsão, até o momento, de pagamento da parcela.

O 13º do Bolsa Família foi pago no ano passado para mais de 13 milhões de famílias, entre elas milhares de Fortaleza e do Interior do Ceará. O pagamento do abono natalino foi uma medida do governo federal para compensar os beneficiários do programa pela alta da inflação.

A Medida Provisória que tratava do benefício só assegurou o pagamento em 2019, apesar de o presidente Jair Bolsonaro assegurar que o 13º seria anual. Uma comissão do Congresso chegou a aprovar mudanças para tornar o pagamento permanente, mas a MP e as alterações aprovadas acabaram perdendo a validade em março deste ano porque não foram votadas a tempo pela Câmara e Senado.

Para que o pagamento fosse assegurado neste ano, seria necessária uma nova Medida Provisória ou o envio de um projeto de lei para ser aprovado pelo Congresso.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)